Torta Cremosa de Limão

sexta-feira, 28 de setembro de 2012





Começo e termino a semana com receita da Rita Lobo. Mas essa não apareceu no programa do canal GNT, Cozinha Prática, mas sim no site Panelinha.

Sempre vejo torta de limão com merengue (suspiro) por cima. É muito boa. Mas antes de mudar de local de trabalho (o trabalho todo mudou para outro prédio) sempre comia uma torta de limão deliciosa num café lá perto, diferente, com um chantily por cima. Não vou mais lá... Mas descobri a receita! É essa! E é bem simples de fazer! E pude fazer tudo no dia anterior e no dia de servir só bati o creme de leite fresco e coloquei por cima.

Como achei que a parte do creme ficaria muito singela, adaptei...rs Aumentei um pouco quantidade do creme e diminui um pouquinho do creme de leite fresco, do chantily. Chantily não, como bem disseram meus dois sobrinhos de quase 4 anos (gêmeos), que me "ajudaram" a bater o chantily: a tia Lu fez "doce de nuvem"!  rs Amei!

Bom final de semana!


PARA A MASSA

Ingredientes

200 g de bolacha maisena 
120 g de manteiga sem sal

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). 

2. Bata o biscoito no liquidificador ou no processador de alimentos até virar uma farinha. Derreta a manteiga no microondas, ou em banho-maria (para não queimar), e misture com a farinha de biscoito. Pressione a massa no fundo e nas laterais de uma fôrma redonda de fundo falso (cerca de 24 cm). Leve ao forno e deixe assar por cerca de 10 minutos, ou até ficar dourada. Retire do forno e reserve.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

4 colheres (sopa) de açúcar 
1 1/2 lata de leite condensado 
4 gemas 
1/2 xícara (chá) de suco de limão (coloquei mais um pouquinho)
1 colher (sopa) de raspas de limão e mais um pouco para decorar
350 g creme de leite fresco 

Modo de Preparo

1. Numa tigela média misture bem o leite condensado, as gemas, o suco e a raspas de limão. Coloque o creme na massa de biscoito. Leve a torta ao forno e deixe assar até que o centro esteja firme, mas que ao chacoalhar a fôrma ainda trema (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar completamente. 

2. Antes de servir, bata o creme de leite na batedeira. Junte 4 colheres (sopa) de açúcar e misture com uma colher. Espalhe o creme sobre a torta e decore com raspinha de limão.



Spaghetti al Nero di Seppia con Frutti di Mare

quinta-feira, 27 de setembro de 2012




Vamos ao cardápio do almoço de domingo que mostrei ontem (mesa azul e rosa para o almoço de domingo)!

Há tempos tinha comprado esse espaguete tingido com tinta de lula (o nero di seppia) e já estava decidida a fazê-lo com frutos do mar. Mas não sei bem como preparar lula e polvo... Desisti do polvo, pois tinha que ser algo mais rápido, mas quis me arriscar mais uma vez com a lula, que já comprei limpa e cortada em anéis. Pra complementar usei camarões e lagostins. Pesquisei um pouco sobre como preparar a lula, mas no final não deu muito certo...rs Ficou um pouquinho "borrachuda"...rs Qualquer hora acerto o ponto!

Usei ainda uns camarões com casa pra decorar. Eles não pegaram muito tempero... Da próxima vez farei só com camarões e/ou lagostins limpos! Pois esses sim ficaram deliciosos! E o molho, bem simples, também ficou muito bom! 

Para acompanhar, nada como um vinho rosé bem geladinho! Esse é especial, pois foi trazido da Provence!

Vou passar a receita sem as lulas... Só o que ficou melhor! Foi assim (para 4 pessoas):

Molho
400g de camarões médios limpos
200g (ou mais) de lagostins limpos (se quiser use só camarões: 600g)
2 latas de tomate pelado (fatie em pequenos pedaços)
1 punhado de manjericão fresco picado
1 punhado de salsa fresca picada
1 cebola média picada em cubinhos (de preferência a roxa)
pimenta do reino moída na hora (uso uma mistura de preta, rosa e branca)
azeite
alho
sal

Os camarões e lagostins passaram por aquele "tratamento" que mostrei no post Camarões: como preparar.
Depois, na panela que faria o molho, aqueci o azeite (umas 2 colheres de sopa), acrescentei cerca de 1 colher (chá) de alho espremido, o camarão e o lagostin. Temperei com pimenta moída na hora e sal (cerca de 1 colher de café). Deixe refogando cerca de 3 minutos (prove pra ver se já tá bom, pois se cozinhar muito fica borrachudo) e retire tudo da panela. Reserve. Na mesma panela (sem lavar!) acrescente mais azeite (1 colher de sopa), a cebola e mais 1 colher (café) de alho espremido. Refogue por 1 minutinho e coloque todo o tomate pelado. Abaixe o fogo e acrescente 1 pitada de açúcar ( para equilibrar a acidez). Tampe e deixe cozinhando uns 8-10 minutos (mexa de vez em quando). Acrescente os camarões e lagostins e deixe no fogo por mais uns 3 minutos. Acrescente a massa cozida, misture bem e apague o fogo. Acrescente as ervas frescas e sirva com um bom parmesão ralado!

Massa
1 pacote de 500g de spaghetti nero di seppia
Em uma panela grande com bastante água e sal cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem.


Amanhã mostro a sobremesa: uma torta de limão bem boa!

Mesa Azul e Rosa para o Almoço de Domingo!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012




Estou numa correria, mas num domingo desses (depois de ter trabalhado até as 13h, acreditem!), fiz um almoço. Precisava relaxar! rs

Foi uma massa com frutos do mar, mas uma massa especial, que mostrarei amanhã! E a sobremesa já tinha preparado no dia anterior e ficou ótima: uma torta de limão (que mostro depois de amanhã!)!

Não sobrou muito tempo para arrumar a mesa, mas queria que ficasse assim mesmo! Florzinhas rosas compradas no supermercado, guardanapos dobrados de forma bem simples sobre o prato e taças de vidro (mais simples e mais fáceis de lavar, sem medo de quebrar...rs).

Foi bem agradável! 

Amanhã o prato principal! Até!

Sopa de Abóbora + Iogurte

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Depois de um post com guloseima, um post light pra começar a semana! Light mas saboroso! E o melhor pra mim, que tenho trabalhado bastante e estou com pouco tempo pra cozinhar (infelizmente): faço uma quantidade que dê para dois jantares! Geralmente como em um dia e congelo pra comer novamente daí 2 dias.

Essa é mais uma receita do programa Cozinha Prática da Rita Lobo (veja o vídeo e a receita original aqui). Fiz umas adaptações, pois já comprei a abóbora descascada e picada em cubos, deixei de lado o gengibre porque o marido não gosta e não coloquei capim santo porque não tinha em casa. Ainda assim o resultado foi super aprovado! Jantinha light, saborosa e bem saudável!


Ingredientes:
½ abóbora japonesa 
1 cebola 
3 dentes de alho 
1 ½ litro de água 
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Azeite (a gosto)


Corte a abóbora em cubos e leve à panela com a água. Junte o alho e a cebola. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Transfira o cozido para um liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com um fio de azeite. 

Servi com uma colherada de iogurte natural desnatado e por cima salpiquei um pouquinho de sal negro. O tomilho foi só pra enfeitar.

Cachorro Quente com Gruyère e Cebola Caramelizada

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Final de semana chegando e com ele a vontade de comer guloseimas! Uma das últimas que fiz aqui em casa foi esse cachorro quente especial! Vi no site do canal GNT uma seleção com receitas diferentes desse sanduba e adaptei uma delas. Adorei!

Comprei uma baguete francesa de uma padaria que adoro. E uma salsicha bem gostosa da marca ceratti. Ferventei a salsicha por menos de 2 minutos.

Numa panela aqueci meia caixinha de creme de leite com cerca de meia xícara de queijo gruyère para fazer um creme (para 2 sanduíches). Fiz cebolas caramelizadas de micro-ondas (como essas aqui).

Cortei a baguete ao meio, coloquei a salsicha, o creme de queijo ementhal e a cebola caramelizada por cima de tudo. Mostarda e ketchup sempre vão bem com esse sanduíche...Aprovado!

Morangos Flambados + Sorvete de Canela

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Essa foi a sobremesa do jantar que mostrei ontem. Tinha mostrado os ingredientes no facebook no dia que fiz.

Provei essa mistura no Dalva e Dito, restaurante do chef Alex Atala, e adorado. Depois, no livro Panelinha da Rita Lobo, vi a receita de morangos flambados, só que acompanhado de sorvete de creme com um toque de pimenta.

Como eu não tinha sorvete de canela, peguei a ideia da Rita, de  misturar sorvete de creme e pimenta, e misturei sorvete de baunilha e canela. Ficou muito bom! Usei o sorvete de baunilha da haagen-dazs e misturei cerca de 1/2 colher de chá de canela para cada bola de sorvete. Deixei amolecer um pouquinho, misturei bem o sorvete com a canela, misturando delicadamente, e voltei com o sorvete para o congelador até a hora de servir. 

Sobremesa bem prática e rápida e super saborosa! Aproveite a temporada de morangos! Veja a receita do livro Panelinha (com pequenas adaptações):

Morangos Flambados com Cachaça
(2 porções)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de morangos
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de cachaça (ou vodca)
2-3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo
1. Lave e seque os morangos e retire os cabinhos. Corte os morangos maiores ao meio, para que todos fiquem do mesmo tamanho.
2. Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando começar a espumar, junte o açúcar e mexa por 1 minuto.
3. Acrescente os morangos, misture bem e regue com a cachaça. Agora chegou a hora de flambar: cuidado para não se queimar! Afaste um pouco a frigideira do fogo, pegue um pouco da cachaça com uma colher de sopa e passe pela chama. Volte a colher já em chamas, para a panela, e coloque novamente a panela no fogo. Deixe flambar até que as chamas se apaguem.
4. Divida os morangos e a calda entre 2 tigelas fundas. Coloque 1 bola de sorvete em cada uma e sirva imediatamente.


Risoto de Frango e Shimeji

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Numa sexta-feira dessas cheguei tarde do trabalho diretamente pra cozinha, pra preparar um jantar bem gostosinho, compensando a semana cheia! Comentei na página do blog no facebook e até mostrei os ingredientes da sobremesa (que ficou muito boa também e mostro amanhã!).

Agora que meu celular me permite acessar o facebook pela minha página do blog ficou bem mais fácil postar fotos e dicas. Estou sempre por lá! Curtam a página do blog pra gente conversar mais!

Quanto ao risoto, não é segredo que amo esse prato, e quis dividir mais essa combinação porque ficou surpreendentemente muito saborosa!

Tinha cozinhado um peito de frango com osso, bem temperado com alho, sal e cebola, e desfiado para uma oura receita, mas havia usado só a metade. E aproveitei o caldo do cozimento pra fazer o risoto (mas usei cerca de 500 ml desse caldo e 500 ml de caldo de cogumelos dessa marca aqui).

Risoto de Frango e Shimeji
(para 2 pessoas)

Prepare antes o shimeji: usei uma bandejinha desse cogumelo ("desfie" os "bolinhos" de cogumelo ) refogada em uma colher de sopa de manteiga. Temperei com um pouquinho de sal e pimenta o reino moída na hora.

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de frango, cogumelos ou legumes
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
cerca de 1 xícara de chá de frango desfiado
1 bandeja de shimeji (preparado como expliquei acima)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o frango desfiado e o shimeji.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

Bolo de Maçã, Aveia e Canela

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Há anos atrás peguei uma receita de bolo de maçã, aveia e canela, que vinha na caixinha da aveia. Adorava o bolo, que ficava bem molhadinho! Perdi essa receita... Mas outro dia, fuçando o blog Cozinha Pequena, encontrei essa receita enviada por uma leitora, e ela dizia que era a receita da caixinha de aveia... Não sei se é a mesma que eu fazia, pois na minha havia uvas passas. Mas ficou gostoso! E na próxima vez vou acrescentar passas pra ver como fica...

Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 3 ovos inteiros;
  • 2 a 3 maçãs picadas – depende do tamanho da maçã. Quanto mais maçã, mais molhada fica a massa, mas cuidado para que não fique muito pesada;
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos da grossa (com a fina não tem graça);
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.
Para a cobertura
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (chá) de canela em pó.

Modo de preparo

Bata na batedeira a manteiga, bem batidinha, e acrescente o açúcar. Tire da batedeira e comece a misturar levemente à mão, na ordem dos ingredientes acima.
Coloque numa forma de furo, untada e enfarinhada, e polvilhe sobre a massa crua a mistura de meia xícara de açúcar mascavo e uma colher de chá de canela. 
Leve ao forno quente (coloquei a 180°C) por uns 35-40 minutos e pronto.

Risoto de Pera Caramelizada e Gorgonzola

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Já tinha feito um risoto de pera e gorgonzola aqui. Mas quando vi no Figos e Funghis essa receita com a pera caramelizada, do Jamie Oliver, fiquei doida pra provar!

E como sou carnívora, fiz um rosbife de filet para acompanhar.

A receita do rosbife já coloquei aqui.

Adorei a combinação da pera caramelizada com o gorgonzola! Vou repetir!

Receita (reproduzida daqui):

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz arborio
  • cerca de 1 litro de caldo de legumes (uso esse aqui)
  • 3 peras descascadas, sem sementes e cortadas em cubos
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 80g de queijo gorgonzola esfarelado (mais alguns cubinhos para decorar)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3/4 de xícara (chá) de vinho branco seco 
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 talo de alho poró ou salsão fatiado (não usei) 
  • galhos de tomilho fresco
  • queijo parmesão a gosto
  • sal a gosto

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em 200º. Coloque os pedaços de pera numa assadeira e regue com o mel, leve para assar por 15 a 20 min, ou até que as peras estejam douradas. Retire do forno e reserve. Aqueça o caldo de legumes e mantenha-o bem quente durante o preparo do risoto. Em outra panela, em fogo alto, coloque metade da manteiga e o azeite e refogue em fogo baixo a cebola, o alho e o alho poró até que estejam macios. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexendo por 1 minuto sem deixar grudar na panela. Regue com o vinho branco e mexa até evaporar, a seguir acrescente uma concha de caldo e continue mexendo e acrescentando o caldo, uma concha de cada vez. Este processo não levará mais que 15 minutos (eu cozinhei por 18 minutos) até que o arroz esteja al dente. Junte o queijo gorgonzola esfarelado, as peras já frias, mexa para o queijo desmanchar e tire a panela do fogo. Adicione a manteiga restante, queijo parmesão a gosto (use-o para ajustar o sal do seu risoto) e mexa bem. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 2 minutos para que incorpore todos os sabores e ganhe cremosidade. Decore com as folhas de tomilho, cubos de gorgonzola, regue com azeite e sirva em seguida.

Queijos, vinhos e Londres!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012











Há tempos estava querendo fazer um queijos e vinhos aqui em casa. E então vi um video no Dedo de Moça falando sobre harmonização de um jeito diferente e me animei de vez a reunir uma turma!

Aí, faltava a decoração... E aí vi esse post no Vestida de Noiva e amei o almoço de aniversário com tema Londres! Aqui em casa eu e e João já estávamos nos sentindo na Inglaterra, pois era olimpíada dia e noite! Assim, decoração escolhida!

Forrei a mesa com as cores da bandeira do Reino Unido (o forro azul fiz pro brunch e as listradas de azul e vermelho peguei emprestadas com minha amiga Flavia, elas são do aniversário dos piratas). Usei meus sousplats dourados como bandejas.

Em porta-retratos coloquei meus "cartazes" Keep Calm que fiz aqui (se você não sabe o significado desses cartazes a Fernanda Floret explica aqui).

Para os copinhos de sobremesa imprimi coroas e colei em palitinhos vermelhos.

Nas taças de vinho e água coloquei o nome de cada um escrito dentro da bandeira do Reino Unido (assim decorava, ninguém perdia sua taça e eu não sujava ainda mais coisa...rs).

As bandeirinhas com os nomes dos queijos são daqui.

Pedimos a cada casal de amigo que trouxesse um queijo e um vinho (decidimos juntos quem traria o quê pra não faltar nada).

Nas minhas bandejas separei assim:
1. Pães
2. Cream cheese com amendoas e damascos (sucesso total! receita super simples aqui), manteiga e azeite
3. Queijos azuis: roquefort e gorgonzola
4. Queijos mofo branco: brie e camembert
5. Queijos duros: parmesão, grana padano, pecorino
6. Queijos cozidos: maasdam, gruyére, ementhal

Ao final servi um escondidinho de carne de sol com mandioquinha. Fiz numa assadeira grande e depois levei à mesa para o pessoal se servir em pratinhos de sobremesa.

Para sobremesa fiz mousse de chocolate e coloquei por cima um pouquinho de dulce de leche argentino e uns farelinhos de biscoitos negresco (triture o biscoito sem recheio).

Foi muito bacana!

P.S.: A mesa só ficou completa e mais bonita quando todo mundo chegou (trazendo mais queijos), mas nessa hora já tinha me esquecido de tirar fotos...

Crème Brûlée

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O meu crème brûlée.


O Crème Brûlée do Café Crillon em Aix en Provence

Voltei da França gostando bem mais dessa tradicional sobremesa francesa! Só a  degustei por lá uma vez, essa aí da segunda foto. Mas valeu a pena! Porque foi o melhor que já comi!

Já tinha testado algumas receitas e a que mais gostei agora foi essa (essa é da Revista Casa e Comida). Parece simples (e não é nada de complexo mesmo), mas acho difícil acertar a textura. Esse ficou bem bom!

Para o crème brûlée faz toda a diferença ter um maçarico pra fazer essa casquinha! E é necessário ter potinhos que possam ir ao forno. Mas são utensílios que uso bastante! Uso muito o maçarico pra dar um douradinho em quase todos os meus assados (e de vez em quando pra tostar queijo coalho)!



Crème Brûlée

Ingredientes
12 gemas
150g de açúcar
1l de creme de lite
1 fava de baunilha
50g de açúcar cristal

Modo de fazer
1. Bata as gemas com o açúcar por 8 minutos na batedeira, em velocidade alta.
2. Adicione o creme de leite fresco e misture com delicadeza.
3. Leve à geladeira e deixe descansar por pelo menos 4 horas.
4. Retire a espuma e as impurezas da superfície.
5. Com uma faquinha, abra fava de baunilha ao meio. Raspe as sementes diretamente no creme e misture com delicadeza.
6. Encha os potinhos com o creme quase até o topo e leve para assar em banho-maria, no forno pré-aquecido a 150°C, por 45-50 min.
7. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.
8. Polvilhe com açúcar cristal e, com ajuda de um maçarico, derreta o açúcar, formando um caramelo. Sirva imediatamente.

Provence: estradas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Árvores e mais árvores!

Gorges du Verdon (passamos naquela ponte lá embaixo também!)

Lavandas e montanhas.

Da estrada sempre víamos as várias cidadezinhas.

Uvas à beira da estrada.

Girassóis (de costas pra estrada, "girados" para o sol)

E pra finalizar os posts sobre minhas férias essas imagens das estradas por onde passamos na Provence. Era sempre assim: montanhas, lavandas e girassóis, uvas, árvores... Não necessariamente são as imagens mais belas que vi, mas sim as que consegui pegar a máquina e fotografar.

Ótimas férias e no final o mesmo dilema: quero conhecer ainda vários novos lugares, mas quero muito voltar a Lisboa, Paris e Provence!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...