Torta Cremosa de Limão

sexta-feira, 28 de setembro de 2012





Começo e termino a semana com receita da Rita Lobo. Mas essa não apareceu no programa do canal GNT, Cozinha Prática, mas sim no site Panelinha.

Sempre vejo torta de limão com merengue (suspiro) por cima. É muito boa. Mas antes de mudar de local de trabalho (o trabalho todo mudou para outro prédio) sempre comia uma torta de limão deliciosa num café lá perto, diferente, com um chantily por cima. Não vou mais lá... Mas descobri a receita! É essa! E é bem simples de fazer! E pude fazer tudo no dia anterior e no dia de servir só bati o creme de leite fresco e coloquei por cima.

Como achei que a parte do creme ficaria muito singela, adaptei...rs Aumentei um pouco quantidade do creme e diminui um pouquinho do creme de leite fresco, do chantily. Chantily não, como bem disseram meus dois sobrinhos de quase 4 anos (gêmeos), que me "ajudaram" a bater o chantily: a tia Lu fez "doce de nuvem"!  rs Amei!

Bom final de semana!


PARA A MASSA

Ingredientes

200 g de bolacha maisena 
120 g de manteiga sem sal

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). 

2. Bata o biscoito no liquidificador ou no processador de alimentos até virar uma farinha. Derreta a manteiga no microondas, ou em banho-maria (para não queimar), e misture com a farinha de biscoito. Pressione a massa no fundo e nas laterais de uma fôrma redonda de fundo falso (cerca de 24 cm). Leve ao forno e deixe assar por cerca de 10 minutos, ou até ficar dourada. Retire do forno e reserve.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

4 colheres (sopa) de açúcar 
1 1/2 lata de leite condensado 
4 gemas 
1/2 xícara (chá) de suco de limão (coloquei mais um pouquinho)
1 colher (sopa) de raspas de limão e mais um pouco para decorar
350 g creme de leite fresco 

Modo de Preparo

1. Numa tigela média misture bem o leite condensado, as gemas, o suco e a raspas de limão. Coloque o creme na massa de biscoito. Leve a torta ao forno e deixe assar até que o centro esteja firme, mas que ao chacoalhar a fôrma ainda trema (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar completamente. 

2. Antes de servir, bata o creme de leite na batedeira. Junte 4 colheres (sopa) de açúcar e misture com uma colher. Espalhe o creme sobre a torta e decore com raspinha de limão.



Um comentário:

  1. Estou apendendo a cozinhar com Rita Lobo. Pra ela é tão fácil! Adoro... :)
    Gratidão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...