Paris: algumas dicas!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Anoitecendo na Torre Eiffel

Place de la Concorde com a Assembléia Nacional ao fundo


Louvre


A catedral Notre Dame

Jardim de Luxemburgo



Pude comprovar o que todos dizem: Paris é linda! É impressionante! Para todos os lados que olhamos vemos lindas construções, jardins, fontes, o Sena... É muito bacana andar e andar pela cidade simplesmente admirando tudo.

Claro que não vi tudo o que queria, nem mesmo tudo o que eu tinha como prioridade. Mas não voltei frustrada. Estive em Paris e curti estar lá. E voltei com gostinho de quero mais!!

Minha primeira dica: para ir a Paris primeiro viaje pelo maravilhoso blog Conexão Paris! É o blog de uma brasileira que mora por lá há anos e dá dicas ótimas sobre tudo: hotéis, apartamentos, passeios, restaurantes, padarias, transfers, cursos, compras etc.

E vale muito à pena comprar os 2 guias que são vendidos no site. São pequenos e leves, ótimos para carregar. Ela traça roteiros maravilhosos e vai "contando" sobre o caminho dando a sensação que você tem um amigo conhecedor de Paris te mostrando o mais bacana da cidade.

Por lá (pelo Conexão Paris) encontrei um apartamento para alugar. Se for ficar uma semana (como eu) ou mais, vale muito a pena alugar um apartamento. Adorei a experiência e não tive trabalho, pois ele é super equipado, com uma belíssima cozinha (e uma maravilhosa lava-louça que tirou qualquer trabalho que teria). E além de ter ficado mais em conta e mas bem localizado que os hotéis que eu estava olhando (dentro da faixa de preço que eu olhava), foi um ótima experiência "morar" em Paris por 1 semana!

Comprar pães maravilhosos nas boulangeries, vinhos, queijos, poder cozinhar... Adorei! Aluguei na A la parisienne e correu tudo bem. O apartamento estava fiel às fotos que vi no site e ainda mais bem equipado do que eu esperava (além dos eletrodomésticos, cafeteira nespresso, roupas de cama e tolha, tinha ótima louça, belas taças). Só adianto que são muitas as exigências para reserva, necessidade de depósito caução, etc. Mas, como disse, deu tudo muito certo!

Não tivemos problema com a língua. Pude testar um pouquinho de francês (que comecei a estudar há pouco tempo), mas não foi necessário. A maioria dos restaurantes tem cardápios bilíngues e todos que já percebiam que éramos turistas já se dirigiam a nós falando inglês. Até os garçons foram sempre simpáticos!

Só um porém... Os taxistas... Éramos 4 pessoas viajando (eu e o João, acompanhados de nossas mães) e a maioria absoluta deles só carrega 3 pessoas. E decidem se vão te levar ou não, pois se acharem que a corrida é pequena, te mandam ir à pé. Não interessa se você vai pagar, se está super cansado de tanto andar, se está chovendo... Essa parte da viagem foi bem chata, especialmente porque minha sogra não aguenta andar muito e era difícil para ela descer as escadarias do metro e ir embora em pé, dentro do trem lotado (e sujo e muitas vezes bem fedido...rs), depois de um dia de passeios. Mas se você não tem nenhuma restrição (como as que falei acima) o metro atende super bem! E dá pra ir pra qualquer cantinho de Paris pelo metro.

E a surpresa boa da viagem (especialmente diante dos "queridos" taxistas franceses): a simpatia da Telma, da Telma Tours, e de sua família (o marido Levi e a filha Jéssica)! Nos apaixonamos por eles! Os contratei para nos buscar e levar ao aeroporto, para um tour de 5 horas por Paris (quis ver toda a cidade luz de "uma vez" e depois ir voltando aos poucos) e para nos levar ao Castelo de Versalhes. E foi ótimo!! Tudo sempre com água, chocolatinhos e muita simpatia.  Além dela ter evitados filas enormes indicando o melhor horário para ir ao Castelo de Versalhes e nos levando para comprar os ingressos fora do palácio, num café! A partir de agora, Paris pra mim tem a Telma Tours! rs

E a Telma e Jéssica nos indicaram os congelados do Picard, que tem lojas por toda a cidade. Gente, que marravilha! rs São pratos prontos congelados deliciosos!! Não são congelados... São pratos de chef congelados! Com ótimos preços e necessitando de apenas 5 ou 6 min. de microondas. E mais algum vinho e queijo maravilhosos que comprávamos no mercado gastando menos de 6 Euros (para os preços dos queijos e vinho somados!). Adoramos! Pois as vezes é muito bom comer em casa depois de bater muita perna por um dia inteiro.

Contatos da Telma: telmatours2012@gmail.com ( Ligando do Brasil Tel.: 00 33 1 43 79 12 57)
No próximo post sobre Paris quero falar sobre os cafés de lá.
Até!

P.S.: Gostei das minhas fotos...hahaha O que é raro, pois só sei tirar foto com a máquina no automático...rs Gostei especialmente dessa minha foto do Louvre.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...