Risoto de Frango e Shimeji

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Numa sexta-feira dessas cheguei tarde do trabalho diretamente pra cozinha, pra preparar um jantar bem gostosinho, compensando a semana cheia! Comentei na página do blog no facebook e até mostrei os ingredientes da sobremesa (que ficou muito boa também e mostro amanhã!).

Agora que meu celular me permite acessar o facebook pela minha página do blog ficou bem mais fácil postar fotos e dicas. Estou sempre por lá! Curtam a página do blog pra gente conversar mais!

Quanto ao risoto, não é segredo que amo esse prato, e quis dividir mais essa combinação porque ficou surpreendentemente muito saborosa!

Tinha cozinhado um peito de frango com osso, bem temperado com alho, sal e cebola, e desfiado para uma oura receita, mas havia usado só a metade. E aproveitei o caldo do cozimento pra fazer o risoto (mas usei cerca de 500 ml desse caldo e 500 ml de caldo de cogumelos dessa marca aqui).

Risoto de Frango e Shimeji
(para 2 pessoas)

Prepare antes o shimeji: usei uma bandejinha desse cogumelo ("desfie" os "bolinhos" de cogumelo ) refogada em uma colher de sopa de manteiga. Temperei com um pouquinho de sal e pimenta o reino moída na hora.

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de frango, cogumelos ou legumes
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
cerca de 1 xícara de chá de frango desfiado
1 bandeja de shimeji (preparado como expliquei acima)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente o frango desfiado e o shimeji.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

2 comentários:

  1. Eu fiz um risoto de camarão que ficou uma delícia! Agora quero fazer um de frango! Básico, mas gostoso!!!
    bjooo e boa semana!
    www.olumiar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...