Férias!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Olá! Viajo na sexta à noite e estou correndo pra acabar de arrumar minhas coisas (em casa e no trabalho). Achei que conseguiria cuidar do blog por esta semana ainda, mas não foi possível...
Estou bem animada e com muita coisa programada/pesquisada para esta viagem! Espero voltar com muitas dicas, fotos bacanas e ideias (quem sabe temperos e utensilios legais pra minha cozinha!) pra fazer coisas gostosas e dividir aqui.

Dia 10 de outubro o blog voltará a ter posts novos! Até a volta!

NEW YORK, AÍ VAMOS NÓS!!!!!!!!!!

Kibe Assado + Salada de Lentilhas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Essa semana tava tão corrida que ontem foi o primeiro dia em que fui pra cozinha. Já tava angustiada...rs Tinha visto um Kibe de forno no Figos e Funghis há uns dias e tava querendo fazer algo parecido. Para acompanhar fiz uma salada de lentilhas e coloquei o que tinha em casa: uns tomatinhos, brócolis e azeitonas pretas. Tenho gostado muito da cozinha árabe e quero me aventurar mais nesse terreno (pois o mjadra foi um ótimo começo!).

Kibe de Forno 
(rendeu 4 porções)

300g de patinho moído (de preferência passado 2 vezes pelo moedor de carne)
1/2 xícara de trigo para kibe
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho espremido
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) rasa de pimenta síria (na falta utilize pimenta do reino + cominho)
1 colher (café) rasa de sal
1 punhado de hortelã fresca picadinha
  
Hidrate o trigo para kibe em ¾ de xícara de água bem quente e deixe repousar, tampado, por 15 minutos. Se ainda houver liquido escorra bem, até que o trigo fique soltinho.  Numa tigela misture a carne com a cebola, o alho, o azeite, o sal e a pimenta e a hortelã.  Acrescente o trigo e continue misturando bem com as mãos até que tudo fique bem homogêneo. Leve pra assar  (180°) num recipiente untado com azeite (no caso, minhas panelinhas!) por 20-25 minutos ou até que perceba que o kibe está começando a dourar (só começando!). Não deixe ressecar!

Salada de Lentilha, Brócolis, Tomatinhos e Azeitonas
(para 2 pessoas)
Cozinhe 1/2 xícara de lentilhas em 1/2 litro de caldo de legumes por aproximadamente 30 minutos (verifique se o ponto de cozimento está do seu agrado). Escorra as lentilhas. Pique 1 xícara de tomatinhos sweet grape ao meio e misture às lentilhas. Acrescente 1 xícara de brócolis cozido picado. Acrescente 1/2 xícaras de azeitonas pretas (sempre compro com caroço e dou uma "esmagadinha" nelas com a mão pra retirar o caroço facilmente). Acrescente um fio de azeite e sal a gosto.

Ahh, a cozinha voltou a funcionar em grande estilo! O cheiro do kibe assando, da pimenta síria...hummm

Bom final de semana!

Palitos de Pão

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Olha que ideia boa! Palitos de pão pra servir com patês, pastas, queijos cremosos... Fica uma torrada bem mais charmosa. Corte os pães (pão francês, ciabatta, etc.) em palitos compridos e leve rapidamente ao forno, numa assadeira untada com azeite e salpique por cima suas ervas favoritas e/ou queijo parmesão ralado. Simples assim!

Ideia e Foto: Cristina Mella

Paleta de Cordeiro + Risoto de Arroz Negro

quarta-feira, 14 de setembro de 2011




Lembram do curso que fiz com o chef Rosario Tessier, no Brasília Gourmet 2011? Pois é, finalmente executei a receita nesse final de semana. E adorei o resultado! Algumas coisas precisaram de umas adaptações (o arroz negro por exemplo teve que cozinhar o dobro do tempo indicado)...rs

O almoço foi para 4 pessoas.

Vamos lá:

Paleta de Cordeiro aos Dois Vinhos

1 paleta de cordeiro (tinha 1,2 kg)
200 g de salsão
200g de cebola
1 maço de alecrim
1 maço de sálvia
1 garrafa de vinho branco seco
1 garrafa de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite
Sal
Pimenta do Reino
1,5l de caldo de legumes

Jogue um pouco de sal e pimenta do reino (cerca de 1 colher de chá de sal) sobre a paleta. Sele a paleta no azeite e reserve-a. Utilizando a mesma panela ("suja" ainda, ou melhor, mantendo o fundo de cocção), refogue a cebola e o salsão (já picados). Acrescente o vinho branco e o vinho tinto. Coloque a paleta em uma assadeira funda (como eu não tinha usei a minha querida panela silit, que pode ir ao forno), cobrindo-a com o o molho de vinhos e o caldo de legumes. Acrescente as ervas. Feche a assadeira com papel alumínio e coloque para assar no forno a 180º por 2 horas (deixei por 3 horas como neste cordeiro aqui). Cerca de 30 minutos antes de desligar o forno retire a paleta e pegue cerca de 1/2 litro do molho contido na assadeira, bata tudo no liquidificador (os vinhos, caldo de legumes, cebola, salsão e ervas) e coloque para reduzir em uma panela por cerca de 15 minutos. Fatie a palete e sirva com o molho reduzido por cima.


Risoto de Arroz Negro com Cogumelos

400g de arroz negro
3 litros de caldo de legumes
100g de cogumelo porcini desidratado (usei funghi secci chileno)
100g de cogumelo paris
1/4 de xícara de azeite
100g de manteiga
60g de queijo grana padano ralado (usei parmesão ralado na hora)
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
3/4 xícara de vinho branco seco

Refogue o arroz na metade do azeite, metade da manteiga, metade da cebola e com os 2 dentes de alho. Cubra com a metade do caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo até secar completamente o caldo.

No caldo restante hidrate o cogumelo desidratado (ligue o fogo baixo e deixe cozinhando durante a feitura do risoto). Com o arroz pré-cozido (sim, pré-cozido, pois ele é bemmm duro), faça o risoto aquecendo a outra metade do azeite, da manteiga e da cebola. Acrescente o cogumelo paris e refogue-o por uns 2 minutos. Acrescente então o arroz pré-cozido e refogue-o novamente também por uns 2 minutos. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Comece a colocar, aos poucos, o caldo de legumes onde o cogumelo está sendo hidratado, mexendo sempre o arroz. Após chegar no ponto de cozimento desejado acrescente todo o cogumelo hidratado e desligue o fogo. Acrescente o queijo ralado, um fio de azeite e acerte o sal. Sirva decorado com sálvia e alecrim.

Dica: caso não tenha uma assadeira funda vá acrescentando as poucos os líquidos.

Ficou bem saboroso! Vou repetir com certeza!

Palha Italiana para o Bernardo

terça-feira, 13 de setembro de 2011






Essa linda festinha foi para comemorar a chegada do Bernardo, filho da minha amiga Adriana! Ela e a Patricia, uma amiga publicitária muito prendada, fizeram isso tudo aí que vocês estão vendo: roupinhas e acessórios para os ursinhos aviadores (até o emblema da aeronáutica ele tinha, pois o pai do Bernardo é da Aeronáutica!) e todos os itens de papelaria. A Adriana fez também todos os cupcakes (ela fez comigo aquele curso de cupcakes), lindos e gostosos!

E eu tive a honra de ajudar um pouquinho levando palhas italianas para fazer par com lindos potinhos de vidro com jujubas, que foram as lembrancinhas.

Imaginem a festinha de 1 ano!? rs Vai ser tudo muito lindo! Parabéns, Dri!

Quanto à Patricia, a amiga prendada, esperamos que ela faça logo um blog mostrando o seu portfolio para a contratarmos!! Ela me disse que se falarem com ela com antecedência ela consegue atender! Quem quiser pegue o contato dela comigo.

Eis a receita:

Palha Italiana
(rende uns 12 pedaços com +/- 5 x 5cm)

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga (de preferência sem sal)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 1 de nescau e 2 de chocolate do padre)
3/4 de pacote de biscoito maizena
açúcar refinado

Pique com a mão o biscoito maizena em pequenos pedaços e reserve. Faça um brigadeiro mole (o ponto que se faz para comer de colher), levando ao fogo o leite condensando a manteiga e o chocolate. Desligue o fogo, acrescente o biscoito picado e misture bem. Espalhe numa assadeira coberta com papel manteiga, fazendo uma camada mais fina. Leve para gelar (sempre faço à noite e corto pela manhã). Corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado.
Como era para lembrancinha, coloquei em saquinhos e passei um pedaço de fita, que colei com cola quente. Aí foi só acrescentar as bolinhas de papel com a letra "B" de Bernardo, feitas pela Patrícia e ficou lindo assim!

Seja muito bem-vindo Bernardo!!

Penne + Cogumelos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Ontem deu aquela preguiça de sair pra almoçar... Muito quente e absolutamente quente! Tem sido dificil me separar do meu umidificador de ar...rs Fiz então este penne com o que achei pela frente.


Para 2 pessoas:

200g de Penne Integrale Barilla
30g de Funghi Secci Chileno hidratado em 300 ml de caldo de legumes (fervura por 30 min.)
30g de Cogumelos Paris fatiados
1 tomate sem pele e sem semente em cubinhos
1 cebola pequena em cuninhos
1 dente de alho espremido
1 lata de tomate pelado
1 fio de azeite
1 colher (chá) de manteiga
sal a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem (sempre em bastante água com sal). Aqueça um fio de azeite e a manteiga em uma panela, acrescente o alho e depois a cebola. Acrescente o cogumelo paris fatiado e refogue por uns 2 minutos. Acrescente então o cogumelo chileno (escorra o caldo reservando umas 2 colheres do caldo). Acrescente o tomate e logo depois o tomate pelado. Coloque as 2 colheres do caldo que hidratou o cogumelo. Acerte o sal. Coloque a massa misture bem, desligue o fogo e deixe por uns 2 minutos. Sirva com o parmesão ralado.

Risoto de Abobrinha e Pancetta

sexta-feira, 9 de setembro de 2011





Na terça-feira, véspera de feriado, cheguei em casa do trabalho às 20h30, doida por um vinho (há tempos não tomava uma tacinha) e  um jantarzinho gostoso. Mas nem um pouco animada a sair pra jantar. Eu e João começamos a pesquisar uma boa receita de massa ou risoto e não encontrávamos nada muito interessante... Então lembrei que tinha uma abobrinha na geladeira e ao pensar num complemento... pancetta! Há pouco tempo descobrimos que é fácil de encontrá-la aqui em Brasília... No Pão de Açúcar mesmo tem (nos supermercados fica junto aos embutidos pra fatiar, como o presunto de parma etc., mas é bemm mais barato e o sabor lembra o do bacon). Fomos comprar a pancetta e aproveitamos pra comprar um sorvete de creme (light! rs) pra comer com aquele bolo de chocolate sem farinha, do post de ontem. Jantar perfeito! Com vinho, sem pressa e com feriado no dia seguinte...rs O que pode ser uma boa ideia pra hoje, pois amanhã é sábado!

Risoto de Abobrinha e Pancetta
(para 2 pessoas)

1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de manteiga
1 cebola pequena cortada em cubinhos
3/4 xícara de pancetta picada
1/4 xícara de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes
1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo
1 colher de salsa bem picada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (só uso o comprado em pedaços e ralamos em casa, pois não aguento nem o cheiro daqueles de saquinho laminados...rs)

1 abobrinha grande (ou 2 pequenas) cortadas em tiras (uso só a parte mais rente à casca e dispenso o miolo)
Sal a gosto (para acertar o tempero ao final, se necessário)

Preparo

Coloque o azeite e amanteiga em uma panela (de preferência com fundo grosso). Acrescente a pancetta e deixe-a frita até que comece a ficar crocante.
Acrescente a cebola e a refogue por uns 2 minutos.
Junte o arroz (mais uns 2 minutos).
Coloque o vinho e deixe evaporar.
Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre. Faça o risoto em fogo alto, todo o tempo.
Após uns 10 minutos acrescente a abobrinha e continue acresecentando o caldo e mexendo.
Faça isso até o arroz ficar cozido, mas ainda "al dente" (geralmente mais uns 3 a 5 minutos).
Prove para ver o ponto de cozimento e o tempero (ajuste o sal se necessário).
Apague o fogo, junte o queijo, misture e sirva logo.
O risoto deve ficar cremoso (não deixe o caldo secar completamente).


Sobremesa
Cortei uma fatia do bolo sem farinha do post de ontem, fiz um ganache de chocolate meio amargo (50 g de chocolate meio amargo derretido e 1 colher de creme de leite - fresco ou não) e acrescentei uma bola de sorvete de creme.

O vinho não vou indicar...rs Ele já tinha "passado do ponto"! rs Deixamos ele envelhecer na adega... Mas tava "bão" também! rs

Bolo de Chocolate sem Farinha

quinta-feira, 8 de setembro de 2011



Este bolo de chocolate só tem 3 ingredientes! Ovo, açúcar e chocolate meio amargo! Não acreditava muito que ia sair uma coisa boa...rs Mas foi muito bem aprovado! Ele fica com uma casquinha crocante e a textura parece quase a de um pudim. Tinha separado esta receita pra fazer desde abril (na edição de abril/maio da revista Casa e Comida), e agora desencantou! Ou melhor, encantou! rs

Ingredientes

50 g de chocolate meio amargo (usei amargo com 73% de cacau)
6 ovos, com claras e gemas separadas
200 g de açúcar

Modo de fazer

1 Derreta o chocolate e reserve. (Coloquei por 20 segundos no microondas, tirei, mexi e coloquei mais 20 segundos. Se demorar a fazer o restante do bolo, coloque mais 10 segundos antes de usá-lo.)
2 Bata as gemas dos ovos com a metade do açúcar até obter uma mistura de aspecto fofo, com o dobro do tamanho inicial. Reserve.
3 Bata as claras em ponto de neve com o açúcar restante. (Pirmeiro deixei as claras em ponto de neve e depois adicionei o açúcar e bati mais um pouquinho)
4 Misture 1/3 das claras com as gemas batidas e, na sequência, adicione o chocolate derretido e o restante das claras, misturando sempre, com cuidado. (Não li o "com cuidado" e bati tudo na batedeira...rs Mas se você incorpora as claras com cuidado não perde todo o aerado dela. Na próxima faço direitinho!)
5 Unte uma assadeira de 27 cm de diâmetro com manteiga e farinha, coloque a massa e asse em forno preaquecido a 160°C por 20 minutos. Espere esfriar para desenformar.(Meu forno não é bacana... Então precisei de 30 minutos...)

Minhas observações: achei que era pouco chocolate, mas não é! Quando você mistura todos os ingredientes a cor da massa fica muito clara e temos a impressão de que o bolo não vai ficar com aquela cor de chocolate... Mas fica! Quando tiramos do forno o bolo ainda está meio molengo (por isso não dá pra fazer teste do palito), mas quando esfriar o chocolate endurece um pouco mais a massa. No meu caso, quando tirei o bolo dei uma quebradinha na casca e vi que tava muuito molengo, então voltei pro forno mais 5 minutos, olhei e achei que precisava de mais 5 minutos. Mas ele é rápido de fazer e muito gostoso! Diferente!

Torta de Chocolate Branco + Calda de Framboesa

terça-feira, 6 de setembro de 2011



Esta receita encontrei no site do canal GNT. Fiz de sobremesa para o almoço que postei ontem. É bem fácil de fazer! Veja:

Ingredientes para a massa: 
200g de biscoito maria
125g de manteiga sem sal (tire da geladeira +/- 1 hora antes de usar)

Modo de preparo da massa:
Bata o biscoito no liquidificador até formar um farelo. Misture com a manteiga e forre uma forma fazendo uma camada fina, inclusive a lateral (bati primeiro o biscoito e depois juntei a manteiga, tudo no processador). Usei uma forma redonda, de aro removível, de 26 cm de diâmetro.
Jogue a farofa (que fica com aspecto de areia molhada) na forma e vá apertando, compactando. Cubra o fundo e as laterais. As vezes a lateral desmonta...rs Mas faça de novo. Não precisa cobrir a lateral toda da forma, uns 3 cm bastam.  Coloque no forno para assar a 150°c, por aproximadamente 10  minutos. Reserve.

Ingredientes para o recheio: 
500g de chocolate branco
50g de manteiga sem sal
350ml de creme de leite fresco campos de vacaria ou rosa

Modo de preparo do recheio:
Em banho maria, derreta o chocolate branco e a manteiga. Depois que já estiver derretido, ainda no banho maria, acrescente o creme de leite. Coloque na forma forrada com a massa e leve ao freezer para gelar por duas horas. (derreti no microondas por 1 minuto, mexi, coloquei por mais 1 minuto, mexi e acrescentei a manteiga, mais 30 segundos, mexi e depois de bem derretido misturei o creme de leite e joguei tudo sobre a massa já assada).

Ingredientes para a calda de framboesa: 
45g de açúcar (usei 2 colheres bem cheias)
200g de framboesa
125g de água (cada uma! isso dá pouco mais de 1/2 xícara)

Modo de preparo da calda:
Bata tudo no liquidificador.

Montagem:
Com a torta em um prato de bolo, coloque a calda de framboesa por cima e finalize com raspas de chocolate meio amargo (se desejar coloque algmas framboesas inteira sobre a calda também).
Eu coloquei um pouco da calda por cima da torta e o restante em uma molheira, para as pessoas se servirem à vontade. Acho que na próxima vez que fizer farei também uma calda com chocolate meio amargo e servirei com as duas caldas...
O gostoso da torta é o contraste do doce do chocolate branco com o azedinho da calda de framboesa! No meu caso, quanto mais calda azedinha, melhor!rs

Almoço sábado: Salada + Lasanha

segunda-feira, 5 de setembro de 2011





Nesse sábado recebemos visitas queridas: minha prima Ju e o marido dela, Yuri, que moram há poco tempo aqui em BSB e a mãe dela (minha Tia Zélia) e o irmão, o Lipe (Luis Filipe), que moram no interior de Minas.

Na decoração da mesa já aproveitei a ideia do último post (Cores na Mesa) e as florzinhas foram as mesmas do "Jantarzinho Finger Food" da semana anterior, acreditam? Essas florzinhas são baratas, bonitinhas e bem duráveis! Nos guardanapos usei uma fita e um galhinho da flor.

Quis fazer algo que agradasse um pré-adolescente e por isso a lasanha. Mas fiz molho branco insuficiente e não deu pra finalizar com ele e queijo ralado... E eu tava atrasada e não fiz mais... Então ela não ficou tão bonita...rsrs Mas tava boa! Fiz esta receita aqui.

Já pra agradar o restante da turma fiz uma salada de entrada: cozinhei brócolis no vapor, cortei ao meio tomatinhos sweet grape, usei alface roxa, cenoura picadinha e broto de feijão. O molho foi um de mel e mostarda que faço e adoro. Assim:

Molho de Mel e Mostarda para saladas:

2 colheres (sopa) mel
5 colheres (sopa) de mostarda amarela
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
sal a gosto (coloco uma pitada generosa)

Misture todos os ingredientes com um garfo até incorporar bem o mel.

De sobremesa fiz uma torta de chocolate branco com calda de framboesa, supre fácil de fazer, bonita e muito gostosa! Amanhã eu posto!

Cores na Mesa

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



Adorei esse colorido na mesa! Primeiro o lindo guardanapo azul e branco, com um toque de rosa e amarelo. Gostei da mistura! 

E na segunda foto uma ideia para talheres velhos, com jogos incompletos... Tinta neles!  Qualquer dia me aventuro...rs Interessante!

Semana que vem mais receitas.
Bom final de semana!

Fotos: Ritzy Bee

Peixe Thai + Ervilhas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011



Já fiz várias vezes este peixe! Mas nunca postei aqui, pois sempre achei que as fotos ficaram horríveis e eram incompatíveis coma  a cara boa e o sabor maravilhoso que este peixe tem (não que esta foto tenha ficado exatamente boa...rs)! A receita é do Figos & Funghis. Não deixe de ver AQUI a receita original, pois a Fabi coloca uns outros ingredientes (que eu não tinha...) e serve com um lindo arroz! Mas como foi um jantar light ontem, cortei esta parte e substitui por ervilhas tortas, que adoro!

ERVILHAS:
200g de ervilhas tortas
1 fio de azeite
1 dente de alho espremido
sal a gosto

Limpe as ervilhas cortando as pontinhas e puxando as "linhas" que ficam nas suas laterais. Aqueça uma fridgideira com o azeite e refogue o alho rapidamente. Acrescente as ervilhas e o sal e refogue por uns 3 minutos. Uma opção é cozinhá-las rapidamente no vapor. Prefiro elas crocantes! (elas ficaram brilhosas demais na foto porque deixei cair um pouco mais de azeite do que gostaria...rs)

PEIXE:
300g de peixe branco cortado em cubos grandes (usei filet de saint peter/tilápia)
2 tomates cortados em cubos
1 cebola média cortada em meia-lua
3/4 xícara de champignon em conserva fatiado
1/4 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de curry em pó
1 pitada de pimenta calabresa
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de azeite

Para temperar o peixe:
suco de 1 limão tahiti
pimenta branca moída (misturo a branca, a rosa e a do reino)
1 colher de café de sal

Modo de Preparo: Tempere o peixe com metade do suco de limão, pimenta e sal. Numa panela funda aqueça o azeite e doure os cubos de peixe dos dois lados, virando com cuidado para não desmanchar – se tiver uma panela wok ela é ideal para este tipo de receita – Em seguida regue o peixe com o vinho branco e cubra com a cebola, o tomate e os cogumelos. Espere o álcool evaporar e acrescente o curry e a água. Reduza o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por 8-10 minutos. Abra a panela, regue com a outra metade do suco de limão, ajuste o sal se necessário e acrescente a pimenta. Com a panela destampada cozinhe por mais 5 minutos, salpique a salsa fresca, desligue em seguida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...