quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Lembram do curso que fiz com o chef Rosario Tessier, no Brasília Gourmet 2011? Pois é, finalmente executei a receita nesse final de semana. E adorei o resultado! Algumas coisas precisaram de umas adaptações (o arroz negro por exemplo teve que cozinhar o dobro do tempo indicado)...rs
O almoço foi para 4 pessoas.
Vamos lá:
Paleta de Cordeiro aos Dois Vinhos
1 paleta de cordeiro (tinha 1,2 kg)
200 g de salsão
200g de cebola
1 maço de alecrim
1 maço de sálvia
1 garrafa de vinho branco seco
1 garrafa de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite
Sal
Pimenta do Reino
1,5l de caldo de legumes
Jogue um pouco de sal e pimenta do reino (cerca de 1 colher de chá de sal) sobre a paleta. Sele a paleta no azeite e reserve-a. Utilizando a mesma panela ("suja" ainda, ou melhor, mantendo o fundo de cocção), refogue a cebola e o salsão (já picados). Acrescente o vinho branco e o vinho tinto. Coloque a paleta em uma assadeira funda (como eu não tinha usei a minha querida panela silit, que pode ir ao forno), cobrindo-a com o o molho de vinhos e o caldo de legumes. Acrescente as ervas. Feche a assadeira com papel alumínio e coloque para assar no forno a 180º por 2 horas (deixei por 3 horas como neste cordeiro aqui). Cerca de 30 minutos antes de desligar o forno retire a paleta e pegue cerca de 1/2 litro do molho contido na assadeira, bata tudo no liquidificador (os vinhos, caldo de legumes, cebola, salsão e ervas) e coloque para reduzir em uma panela por cerca de 15 minutos. Fatie a palete e sirva com o molho reduzido por cima.
Risoto de Arroz Negro com Cogumelos
400g de arroz negro
3 litros de caldo de legumes
100g de cogumelo porcini desidratado (usei funghi secci chileno)
100g de cogumelo paris
1/4 de xícara de azeite
100g de manteiga
60g de queijo grana padano ralado (usei parmesão ralado na hora)
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
3/4 xícara de vinho branco seco
Refogue o arroz na metade do azeite, metade da manteiga, metade da cebola e com os 2 dentes de alho. Cubra com a metade do caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo até secar completamente o caldo.
No caldo restante hidrate o cogumelo desidratado (ligue o fogo baixo e deixe cozinhando durante a feitura do risoto). Com o arroz pré-cozido (sim, pré-cozido, pois ele é bemmm duro), faça o risoto aquecendo a outra metade do azeite, da manteiga e da cebola. Acrescente o cogumelo paris e refogue-o por uns 2 minutos. Acrescente então o arroz pré-cozido e refogue-o novamente também por uns 2 minutos. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Comece a colocar, aos poucos, o caldo de legumes onde o cogumelo está sendo hidratado, mexendo sempre o arroz. Após chegar no ponto de cozimento desejado acrescente todo o cogumelo hidratado e desligue o fogo. Acrescente o queijo ralado, um fio de azeite e acerte o sal. Sirva decorado com sálvia e alecrim.
Dica: caso não tenha uma assadeira funda vá acrescentando as poucos os líquidos.
Ficou bem saboroso! Vou repetir com certeza!
Oi amiga,
ResponderExcluirvim avisar que tem selinho pra vc no blog...
Beijos!!!