Bolo de Chocolate sem Farinha

quinta-feira, 8 de setembro de 2011



Este bolo de chocolate só tem 3 ingredientes! Ovo, açúcar e chocolate meio amargo! Não acreditava muito que ia sair uma coisa boa...rs Mas foi muito bem aprovado! Ele fica com uma casquinha crocante e a textura parece quase a de um pudim. Tinha separado esta receita pra fazer desde abril (na edição de abril/maio da revista Casa e Comida), e agora desencantou! Ou melhor, encantou! rs

Ingredientes

50 g de chocolate meio amargo (usei amargo com 73% de cacau)
6 ovos, com claras e gemas separadas
200 g de açúcar

Modo de fazer

1 Derreta o chocolate e reserve. (Coloquei por 20 segundos no microondas, tirei, mexi e coloquei mais 20 segundos. Se demorar a fazer o restante do bolo, coloque mais 10 segundos antes de usá-lo.)
2 Bata as gemas dos ovos com a metade do açúcar até obter uma mistura de aspecto fofo, com o dobro do tamanho inicial. Reserve.
3 Bata as claras em ponto de neve com o açúcar restante. (Pirmeiro deixei as claras em ponto de neve e depois adicionei o açúcar e bati mais um pouquinho)
4 Misture 1/3 das claras com as gemas batidas e, na sequência, adicione o chocolate derretido e o restante das claras, misturando sempre, com cuidado. (Não li o "com cuidado" e bati tudo na batedeira...rs Mas se você incorpora as claras com cuidado não perde todo o aerado dela. Na próxima faço direitinho!)
5 Unte uma assadeira de 27 cm de diâmetro com manteiga e farinha, coloque a massa e asse em forno preaquecido a 160°C por 20 minutos. Espere esfriar para desenformar.(Meu forno não é bacana... Então precisei de 30 minutos...)

Minhas observações: achei que era pouco chocolate, mas não é! Quando você mistura todos os ingredientes a cor da massa fica muito clara e temos a impressão de que o bolo não vai ficar com aquela cor de chocolate... Mas fica! Quando tiramos do forno o bolo ainda está meio molengo (por isso não dá pra fazer teste do palito), mas quando esfriar o chocolate endurece um pouco mais a massa. No meu caso, quando tirei o bolo dei uma quebradinha na casca e vi que tava muuito molengo, então voltei pro forno mais 5 minutos, olhei e achei que precisava de mais 5 minutos. Mas ele é rápido de fazer e muito gostoso! Diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...