Risoto de Abobrinha e Pancetta

sexta-feira, 9 de setembro de 2011





Na terça-feira, véspera de feriado, cheguei em casa do trabalho às 20h30, doida por um vinho (há tempos não tomava uma tacinha) e  um jantarzinho gostoso. Mas nem um pouco animada a sair pra jantar. Eu e João começamos a pesquisar uma boa receita de massa ou risoto e não encontrávamos nada muito interessante... Então lembrei que tinha uma abobrinha na geladeira e ao pensar num complemento... pancetta! Há pouco tempo descobrimos que é fácil de encontrá-la aqui em Brasília... No Pão de Açúcar mesmo tem (nos supermercados fica junto aos embutidos pra fatiar, como o presunto de parma etc., mas é bemm mais barato e o sabor lembra o do bacon). Fomos comprar a pancetta e aproveitamos pra comprar um sorvete de creme (light! rs) pra comer com aquele bolo de chocolate sem farinha, do post de ontem. Jantar perfeito! Com vinho, sem pressa e com feriado no dia seguinte...rs O que pode ser uma boa ideia pra hoje, pois amanhã é sábado!

Risoto de Abobrinha e Pancetta
(para 2 pessoas)

1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de manteiga
1 cebola pequena cortada em cubinhos
3/4 xícara de pancetta picada
1/4 xícara de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes
1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo
1 colher de salsa bem picada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (só uso o comprado em pedaços e ralamos em casa, pois não aguento nem o cheiro daqueles de saquinho laminados...rs)

1 abobrinha grande (ou 2 pequenas) cortadas em tiras (uso só a parte mais rente à casca e dispenso o miolo)
Sal a gosto (para acertar o tempero ao final, se necessário)

Preparo

Coloque o azeite e amanteiga em uma panela (de preferência com fundo grosso). Acrescente a pancetta e deixe-a frita até que comece a ficar crocante.
Acrescente a cebola e a refogue por uns 2 minutos.
Junte o arroz (mais uns 2 minutos).
Coloque o vinho e deixe evaporar.
Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre. Faça o risoto em fogo alto, todo o tempo.
Após uns 10 minutos acrescente a abobrinha e continue acresecentando o caldo e mexendo.
Faça isso até o arroz ficar cozido, mas ainda "al dente" (geralmente mais uns 3 a 5 minutos).
Prove para ver o ponto de cozimento e o tempero (ajuste o sal se necessário).
Apague o fogo, junte o queijo, misture e sirva logo.
O risoto deve ficar cremoso (não deixe o caldo secar completamente).


Sobremesa
Cortei uma fatia do bolo sem farinha do post de ontem, fiz um ganache de chocolate meio amargo (50 g de chocolate meio amargo derretido e 1 colher de creme de leite - fresco ou não) e acrescentei uma bola de sorvete de creme.

O vinho não vou indicar...rs Ele já tinha "passado do ponto"! rs Deixamos ele envelhecer na adega... Mas tava "bão" também! rs

2 comentários:

  1. Nossa Lu,cada vez te admiro mais...eu não teria coragem de chegar em casa e sair para comprar os ingredientes para ter que ainda preparar o jantar...rs!!!Ficou tudo muito lindo e pelo jeito delicioso!!!Hj vou fazer esse bolo sem farinha...depois eu te conto!!!Bjos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata! É pq é terapia mesmo...rs Como no outro dia eu poderia descansar o corpo, precisava descansar a cabeça cozinhando e comendo algo gostoso. Cozinhar assim, sem pressa, tomando um vinho, com o marido ajudando (sim, ele é meu fiel ajudante! rs) é muito bom! Imagino tudo que você não faz em casa, ainda mais tendo uma filhotinha!
    Espero notícias do bolo!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...