Cordeiro + Molho de Hortelã

terça-feira, 2 de agosto de 2011



Como contei ontem, fiz o curso deste cardápio com a Catarina na semana passada. E no domingo, anteontem, preparei em casa pra não esquecer nada do que aprendi.

Vou passar algumas dicas que ela de, mas não substitui o curso, onde vemos ela preparar vamos todos perguntando e tirando dúvidas, anotando etc. Mas sem o curso  que acho é que às vezes temos que tentar mais vezes pra decsobrir o ponto, o tempero... É só ter boa vontade e não desistir (só na minha quarta tentativa consegui fazer cookies...rs)!

 Para o cordeiro (paleta ou pernil): ela ensinou algumas técnicas e vou passar a que utilizei. Temperei a paleta com cebola ralada (cerca de 2 colheres), alho (2 dentes amassados), sal (1 colher de sopa cheia pra cerca de 1,5 kg), alecrim e tomilho (1 a  2 colheres), azeite (joguei um fio de azeite por cima da paleta) e vinho branco (cerca de 1/2 litro). Deixei marinando (de "molho" neste tempero) por volta de 12 horas. Aqueça o seu forno na potência máxima e asse o cordeiro, coberto com papel alumínio por 30 min. Depois retire o papel alumínio e coloque o forno na potência mínima (geralmente 160º, 150º) e deixe assar calculando,no mínimo, 20 min. para cada meio quilo de carne. A partir deste tempo quanto mais ficar no forno, mais macio ficará. Assei, no total, por 3 horas, virando de vez em quando e acrescentando mais vinho e água para não deixá-lo ressacar. Ficou bem macio, com a carne se soltando completaente do osso!
Retire do forno e aguarde alguns minutos antes de cortá-lo para servir (para que o suco da carne se espalhe e não fique concentrado somente perto do osso).

Molho de hortelã: 1 tablete de manteiga (de preferência sem sal) e 1 maço de hortelã
Coloque a manteiga e hortelã em uma panela e leve ao fogo (médio a alto). Deixe fritar por alguns minutos e sirva por cima do cordeiro.

No próximo post: Mjadra (arroz com lentilhas à moda síria).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...