quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Semana passada a rotina andava light até quarta à noite... Saindo do trabalho passamos no mercado pra comprar algum novo recheio pra massa de piadina que estava no congelador quando nos deparamos com uma bandeja de pancetta! Linda! E apetitosa.
A pancetta é uma carne suína, a barriga, curada no sal, bem temperada e seca. Típica da Itália. Lembra o sabor do bacon. Aqui em Brasília já encontrei no Pão de Açúcar, no La Palma e agora na Pães e Vinhos Gourmet (CLSW 303, bloco A, loja 2, Sudoeste, fone: 3344-0342 ). Veja aqui.
Pensamos logo que nosso jantar seria com ela. Pra ser prático, um risoto. Como estávamos no mercado peguei uma abobrinha e um limão siciliano. Ficou muito bom!!
Em novembro de 2011 fiz um risoto parecido, mas sem o limão. Esse ficou bem melhor!!
Risoto de Abobrinha, Pancetta e Limão Siciliano
(para 2 pessoas)
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de manteiga
1 cebola pequena cortada em cubinhos
3/4 xícara de pancetta picada
1/4 xícara de vinho branco seco
1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (só uso o comprado em pedaços e ralamos em casa, na hora)
1 abobrinha média cortadas em cubinhos (uso só a parte mais rente à casca e dispenso o miolo)
Sal a gosto (para acertar o tempero ao final, se necessário)
suco e raspas da casca de 1 limão siciliano (coloque a metade e prove, querendo, acrescente mais)
Pimenta do reino moída na hora para finalizar
Modo de preparo
Coloque um fio de azeite em uma panela (de preferência com fundo grosso), acrescente a pancetta e deixe-a fritar até que comece a ficar crocante. Retire-a da panela e reserve.
Acrescente 1 colher de sopa de azeite e a cebola na mesma panela (sem limpá-la). Refogue a cebola por uns 2 minutos.
Junte o arroz (mais uns 2 minutos). Coloque o vinho e deixe evaporar.
Acrescente o caldo de legume quente, aos poucos, mexendo sempre. Faça o risoto em fogo alto, todo o tempo. Após uns 15 minutos acrescente a abobrinha e a pancetta e continue acrescentando o caldo e mexendo. Faça isso por mais 3 minutos. Prove para ver o ponto de cozimento e o tempero (ajuste o sal se necessário). Se estiver do seu gosto (no meu fogão gosto de exatos 18 minutos de cozimento após o vinho evaporar), apague o fogo, junte o queijo, a manteiga , o suco e as raspas do limão, misture e sirva. Finalize com um pouco de pimenta do reino e se quiser decore com uma rodela de limão.
Lembre-se: o risoto deve ficar cremoso, por isso não deixe o caldo secar completamente na panela (se for oc aso acrescente mais). O arroz continua "chupando" o caldo e se ele estiver mais sequinho quado você desligar a panela vai estar bem seco quando você for servir
Nenhum comentário:
Postar um comentário