Pão Piadina

quinta-feira, 25 de setembro de 2014





Gente, que coisa gostosa! E rápida de fazer mesmo (3 minutos sovando e 3 minutos na frigideira quente!), como a Rita Lobo mostrou num dos primeiros programas do Cozinha Prática.

Há tempos tava querendo fazer esse pão e vi esses dias a receita também no blog Cozinha Pequena, o que aguçou a minha vontade. Além da vontade (e da fome que eu estava ontem à noite) vi que eu tinha todos os ingredientes em casa, pra fazer um recheio do tamanho da minha gula!

O meu recheio foi: presunto cru, tomate, muçarela de búfala, manjericão e rúcula.  Sobre o recheio coloquei um pouquinho de pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite (como o presunto é salgado, não precisa de sal, se fizer com outro recheio coloque sal).

Que sanduíche bom! Com pão quentinho, feito na hora e com possíveis recheios saudáveis! Como rendeu seis pães, temos mais 2 jantares no congelador. Será ainda mais rápido. Quero testar novos recheios.

Aí foi só abrir um pinot noir bem leve (muito bom com esse calor) e curtir um ótimo jantar!

Veja o vídeo aqui.

P.S.: minhas fotos que já não são muito boas ficaram ruins, pois foram tiradas à noite e com muita pressa, pois a fome estava grande!



PIADINA

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 1/2 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal, o fermento e misture.
2. Abra um espacinho no centro da farinha e regue o azeite no meio. Com as pontas dos dedos, misture os ingredientes até formar uma farofinha.
3. Coloque o leite em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante do leite e misture novamente, até conseguir formar uma bola. Quando desgrudar das mãos, está no ponto.
4. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Trabalhe, sovando a massa, por no máximo 3 minutos!
5. Forme novamente uma bola e role a massa na superfície de trabalho até formar uma cobra de cerca de 7 cm de diâmetro. Divida o rolo em 6 pedaços iguais. (Se não for usar toda a massa, separe o que não vai utilizar, embrulhe em filme e leve ao congelador).
6. Cubra a massa com um pano de prato limpo e úmido (não pode estar ensopado). Isso faz com que a massa não resseque.
7. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Enquanto isso, abra um pedaço de massa com rolo de macarrão (ou com uma garrafa de vinho), até formar um disco com cerca de 20 cm de diâmetro.
8. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco nela e faça vários furos com um garfo na massa. Quando o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, depois de 2 minutos, vire e repita o procedimento do outro lado, fazendo os furinhos com o garfo.

9. Transfira para um prato e cubra com um pano limpo e seco, enquanto termina de assar as outras massas. O pão fica quentinho por muito mais tempo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...