Polenta com ragú de carne e agrião

terça-feira, 28 de janeiro de 2014



Polenta feita com um bom caldo (e não água) e um bom queijo parmesão é um prato rápido, delicioso e que satisfaz! Mesmo que você não seja fã de músculo acho que deve dar uma chance a este ragú, receita Panelinha. Pra finalizar, o agrião complementou bem, suavizando um prato.

Esse prato já apareceu aqui há pouco tempo, mas insisto em como ele pode ser versátil! Sirva com cogumelos, linguiça, uma simples fatia de gorgonzola...! A receita da polenta é da Stef - Com uma pitada de açúcar.

Ragú de Músculo
(para 2 pessoas)

Ingredientes
300g de músculo bem limpo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 tomates maduros
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de sal (mais rasinha)
1 litro de água

Modo de Preparo
1. Numa tábua, corte o músculo em cubos grandes, pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve.
2. Faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro, retire as sementes e corte-os em cubos grandes.
3. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo de canola, o alho, o músculo e tempere com sal. Refogue por cerca de 10 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e a água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para baixo e deixe cozinhar por 45 minutos.
4. Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque metade da carne num prato. Com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue. Sirva com a polenta mole.

Polenta Cremosa
(para 2 pessoas)

Ingredientes

Aproximadamente 700ml de caldo de legumes
6 colheres (sopa) de polenta instantânea
1/4 xícara de queijo parmesão de boa qualidade
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Leve o caldo de legumes ao fogo em uma panela de fundo grosso. Quando começar a ferver, salpique a farinha da polenta, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem (no meu caso foram apenas 2 minutos). Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga, misture novamente.

Para servir: coloque a polenta no prato fundo e por cima coloque uma porção do ragú. Acrescente folhas de agrião à gosto. Sirva imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...