Medalhão de filé suíno ao limão siciliano e risoto de mostarda Dijon

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Há quase 1 ano eu tinha colocado aqui no blog uma versão parecida desse prato: risoto de mostarda (só que da ancienne, com grãos) e filé de frango ao limão. Mas como essa nova versão fez sucesso no facebook, e ficou ainda melhor, resolvi colocá-la aqui também!

Risoto bem cremoso, filé suíno super macio e a combinação da mostarda Dijon com a acidez suave do limão siciliano! Tudo  de bom!

Medalhão de Filé Suíno ao Limão Siciliano
(serve 2 pessoas)

Ingredientes
4 medalhões de filé suíno
2 dentes de alho espremidos
suco e zesto (raspa da casa) de 1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Tempere a carne com o alho, sal, pimenta-do-reino e metade do zesto do limão. Aqueça bem uma frigideira de fundo grosso, regue com um fio de azeite e sele os medalhões por cerca de 3 minutos de cada lado. Coloque-os no prato em que vai servir e regue-os com o suco de 1 limão siciliano (divida o suco entre os 4 medalhões) e decore com o restante do zesto.



Risoto de Mostarda Dijon
(serve 2 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo legumes (usei o caseiro)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (chá) de mostarda Dijon
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de manteiga
Sal  e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo quente  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente a mostarda.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos (mas ao seu gosto!). Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o parmesão e manteiga. Misture delicadamente. Decore com salsa fresca. Sirva a seguir (imediatamente!).




P.S.: A Alice está quase chegando (pode chegar a qualquer hora!!)! Quando ela nascer conto primeiro lá no facebook do blog e assim que possível conto aqui também. Mas ainda tenho alguns posts novos pra atualizar o blog, então teremos novidades, mesmo nos primeiros dias de licença. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...