Polenta Cremosa com Ragu de Linguiça

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Num domingo à noite bateu aquela fome, junto com a preguiça de cozinhar e também de sair pra comer alguma coisa... A preguiça de sair foi maior e então dei um jeito de preparar algo que ficasse pronto rápido!
Tinha uma linguiça suína no congelador. Fiz um molho com ela, um ragú. E fiz uma polenta! Aproveitei a receita da Stefânia, do Com uma pitada de açúcar, pois tinha as medidas certinhas para 2 pessoas (ela serviu com picadinho especial, que farei depois!).


Ingredientes para polenta

Aproximadamente 700ml de caldo de legumes (caseiro ou esse aqui)
6 colheres (sopa) de polenta instantânea
1/4 xícara de queijo grana padano ralado (se não tiver use um parmesão de qualidade)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto

Leve o caldo de legumes ao fogo em uma panela de fundo grosso, eu usei uma de ferro. Quando começar a ferver, salpique a farinha da polenta, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem (no meu caso foram apenas 2 minutos). Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga, misture novamente.

Ingredientes para o ragú de linguiça

200 g de uma linguiça de sua preferência
1/2 lata de tomate pelado picadinho
1 dente de alho espremido
salsa picada a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Prepare a linguiça como preferir e corte em rodelas e depois corte ao meio (eu coloquei no grill elétrico e enquanto ela grelava preparei o restante). Numa panela coloque um fio de azeite e doure o alho. Acrescente a linguiça e misture bem. Coloque o tomate pelado e deixe cozinhando em fogo baixo por 5 minutos. Coloque sal e pimenta. Acrescente a salsa e desligue o fogo.

Montagem

Coloque a polenta em um prato fundo (ou numa tigelinha) e por cima, no centro, coloque uma porção do ragú. Regue com um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...