Risoto de Mostarda + Filé de Frango ao Limão

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Semana passada, mais uma vez, me deu um ataque de gula numa noite qualquer. Iria comer uma refeição mais leve (como geralmente faço de segunda a sexta), mas tinha todos os ingredientes pra fazer este prato e não resisti! Provei esses sabores num restaurante uma vez e tentei reproduzir à minha moda. Ficou muito bom! O sabor da mostarda com o limão no frango combinam bem!

Foi gula mesmo! Mas sem nenhuma culpa...rs

Fiz o Filé de Frango assim: temperei com sal e lemon pepper (um temperinho em pó que tem como base raspas da casca de limão e pimenta-do-reino, vendido em saquinhos, na mesma embalagem de canela e orégano, sabe!?). Numa panela com azeite, que possa ir ao forno, dourei os 2 lados do filé. Depois levei ele ao forno em temperatura baixa, por cerca de 15 minutos pra finalizar o cozimento. Na hora de servir, já no prato, reguei cada filé com suco e raspas de meio limão.

Veja a receita do risoto:


Risoto de Mostarda
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de frango ou de legumes (usei o caseiro)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) mostarda ancienne
1 colher (café) mostarda dijon
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal  e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo quente  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente as mostardas.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o parmesão. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).


Um comentário:

  1. Abriu meu apetite!
    Vou aproveitar para almoçar! rsrs.
    bjooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...