Minha Salada Niçoise

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013





Que salada gostosa e completa! A receita original você encontra aqui no Panelinha. Já vi muitas versões por aí e resolvi fazer a minha assim (para 2 pessoas):


PARA A SALADA

Ingredientes
1 lata de atum em conserva (melhor o sólido, mas eu só tinha do ralado)
1/2  maço de alface lisa
100 g de vagem
2 tomates médios
2 ovos
2 batatas médias
8-10 azeitonas pretas em pedaços

Modo de Preparo
1. Comece pelas batatas, que demoram a assar (acho que elas assadas assim ficam bem mais saborosas que cozidas).Aqueça o forno em temperatura média. Lave bem as batatas e sem retirar a casca corte-as em palitos grossos. Coloque em uma assadeira  e salpique sal (e folhas de alecrim, se desejar) e regue com azeite. Asse-as até ficarem crocantes e douradas por fora e macias por dentro (cerca de 45 min.).

2. Lave bem as folhas de alface. Seque bem as folhas, pois a água dilui o molho.

3. Numa panela média, coloque 1 litro de água com 1 colher (sopa) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as vagens e deixe cozinhar por 5 minutos. Prepare uma tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire as vagens da panela e transfira para a tigela, isso serve para cessar o cozimento (e deixá-las bem verdinhas!). Quando esfriar, escorra.

4.  Lave bem os tomates e corte-os em quatro.

5. Numa panela, cubra os ovos com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Descasque os ovos e corte-os em quatro (veja aqui dicas para cozinhar ovos no ponto de sua preferência).

6. Arrume as folhas de alface nos pratos em que vai servir. Disponha sobre elas todos os outros ingredientes de maneira harmoniosa. Regue com o molho. Sirva a seguir.

PARA O MOLHO

Ingredientes
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Numa tigelinha, coloque a mostarda e o vinagre. Bata com um garfinho, enquanto acrescenta o azeite aos poucos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Dica: esse é um bom prato para quem mora sozinho. Você usará meia lata de atum e pode aproveitar a outra metade no dia seguinte, fazendo esse sanduíche de forno ou essa salada de atum acompanhada de batatas com alcaparras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...