Meu aniversário, 3 meses da Alice e bolo gelado de coco!

segunda-feira, 5 de maio de 2014




O bolo antes de ser cortado e ganhar calda e coco ralado.

Nós 3! E a Alice reclamando de tanta foto...rs

Quinta-feira, dia 1º de maio, a Alice completou 3 meses! E hoje, dia 5 de maio, eu completo 33 anos! Dias de comemoração e agradecimento.

É o meu primeiro aniversário sem o meu pai... Mas é o meu primeiro aniversário com a Alice. Emoções diferentes. Mas sou muito grata a Deus por ter podido ter o meu pai durante 32 anos e por ter a Alice agora. Tão lindinha e saudável. Saudável assim como eu, que não posso me queixar de nada nessa vida e tenho muito a agradecer. Obrigada, Senhor!

Como quinta-feira foi feriado, fizemos um churrasco com amigos no clube (não pelo "mesversário" da Alice, mas pra "churrascar" mesmo!). Aproveitei e levei o bolo de sobremesa.

Eu comia muito esse bolo em festinhas de aniversário que eu ia quando criança. Mas, diferentemente de outas comidas de infância que eu gostava e hoje não gosto mais, esse bolo me pareceu mais gostoso! E ele fica ainda melhor no dia seguinte!

Cortei e embalei todas as fatias em papel alumínio, como manda a tradição (e porque assim ele não perde nada da calda, já que ele fica ensopado!). Só tirei uma fatia do papel alumínio para colocar as 3 velinhas da Alice. Se eu fosse servir em casa eu montaria as fatias sem o papel alumínio em cima de uma bonita bandeja. Mas, no churrasco, desembrulhamos cada um a sua fatia e comemos com a mão mesmo.

O bolo fez sucesso! 

Eis a receita (do blog Pitadas - Panelinha):

Bolo gelado de coco

Tempo de preparo: 15 minutos + 30 minutos no forno + 2 horas na geladeira
Serve: 12 pedaços

Para a massa

Ingredientes
5 ovos em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá) / 300 g de açúcar
1 ½ xícara (chá) / 225 g de farinha de trigo
1 colher (chá) / 5 g fermento em pó
1 xícara (chá) / 250 ml leite integral

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Prepare uma assadeira retangular de cerca de 30 x 20 cm: unte com uma camada fina de manteiga e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir fundo e laterais e bata no fundo, sobre a pia, de modo que o excesso caia na cuba.
2. Numa tigela, junte a farinha com o fermento e misture bem.
3. Em duas tigelas, separe as claras das gemas. Misture as gemas. Na batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Junte as gemas e misture com cuidado. Por último, junte o açúcar e bata mais um pouco.
4. Pare de bater e adicione 1/3 da farinha; com uma espátula, misture fazendo movimentos leves, de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture até incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais 1/3 da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o 1/3 restante da farinha. Esse método evita que você mexa excessivamente a massa e ainda facilita a incorporação dos ingredientes.

Para a calda
Ingredientes
1 lata / 395 g de leite condensado
¾ de xícara (chá) / 200 ml leite de coco
1 ¾ de xícara (chá) / 400 ml leite integral

Modo de preparo
1. Numa jarra, misture todos os ingredientes. 2. Com um palitinho, faça furos por todo o bolo. Isso vai facilitar a penetração da calda. Regue a calda sobre o bolo ainda quente.
2. Leve o bolo à geladeira por pelo menos 2 horas antes de consumir.

Para a finalização
1 xícara (chá) / 150 g coco ralado seco

Modo de preparo
Espalhe o coco num prato raso ou tigela grande. Retire o bolo da geladeira, corte em 12 quadrados e empane cada um, pressionando no coco ralado. Sirva a seguir ou, se preferir, embale individualmente em papel-alumínio.

4 comentários:

  1. Adorei a receita e parabens pra vc mil felicidades sempre e parabens para sua filinha linda !! bjus

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Lu. Pelo aniversário, pela família, em especial pela pequenina, que está fofíssima. Paz na alma, apesar da ausência do pai. Como acabei de ler em um blog, "faz referência a tudo que te trouxe até aqui e segue". Felicidades! Beijos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Fernanda... Que palavras bacanas! Gostei muito. Muito obrigada! Um grande beijo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...