Arroz de Bacalhau

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014







A noite de natal passamos na casa da minha sogra, mas para o almoço do dia 25 ficamos em casa. Fiz essa receita que é da última edição da revista Casa e Comida.

Esse prato é ótimo pra servido pra muita gente! Um prato único e que pode ser feito com antecedência e só finalizado na hora de servir. E é tão saboroso que repetimos no reveillon, pra levar pra casa de amigos (o segundo ficou mais bonito, mas esqueci de fotografar...). Foi aprovadíssimo!

Como foi meu almoço de natal aproveito pra mostrar um pouquinho da minha decoração de natal, que ainda não tinha mostrado.

Vamos à receita!

Arroz de Bacalhau
(serve bem 4 pessoas)

Ingredientes
1 kg de bacalhau
3 tomates grandes, sem pele e sem sementes cortados em pedaços pequenos (acrescentei 1/3 da lata de tomates pelados)
3 dentes de alho picados (ou espremidos)
2 cebolas raladas (coloquei no processador)
3 talos de cebolinha verde picadas
2 talos de alho-poró cortados em rodelas (usei 3 talos, pra jogar um pouco por cima)
4 cebolas em conserva pequenas (não usei porque não tinha em casa)
250g de azeitonas verdes cortadas em lascas
1/2 kg de arroz (pesado cru) refogado no alho e cozido ao dente
3 xícaras de caldo de peixe ou a última água usada pra escaldar o bacalhau
200 ml de azeite extravirgem
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
1. Limpe o bacalhau e deixe de molho por 12 horas em água fria (como comprei o bacalhau dessalgado e congelado, só o preparei desse jeito aqui).
2. Escalde em água quente 2 vezes ou até que esteja com o sal no ponto adequado (não se esqueça de reservar a última água se for usá-la). Desfie em lascas e reserve.
3. Refogue o alho e os tomates em 100 ml de azeite. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar com a panela tampada, mexendo de vez em quando, até que os tomates se desfaçam. Reserve.
4. Refogue o alho-poró, a cebola e as cebolinhas brancas no restante do azeite. Acrescente o bacalhau, refogue um pouco e junte a cebolinha verde.
5. Junte o arroz, as lascas de azeitona e o molho de tomates. Aos poucos acrescente (a gosto) o caldo de peixe ou a água do escaldado (caso queira servir o prato depois, disponha o arroz de bacalhau numa assadeira que possa ir direto à mesa e somente na hora de servir aqueça o forno, molhe o arroz com o caldo de peixe e aqueça no forno).
6. Decore com alho-poró, batata palha e brócolis cozido no vapor (deixei batata palha, brócolis e azeite para serem servidos à vontade). Sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...