Risoto de Abóbora e Carne de Sol

terça-feira, 6 de novembro de 2012


No sábado compramos (pra levar pra casa) um almoço bem gostoso, típico do nordeste, que encontramos em vários restaurantes aqui em Brasília: carne de sol, arroz branco, paçoca (como essa aqui), mandioca (macaxeira para os íntimos! rs) e feijão de corda. Dos restaurantes que já provei prefiro o Gibão (fica no Parque da Cidade) e esse, que foi o Carne de Sol 111 (na 111 Sul). O do Brasil Vexado também é bom, assim como o do Xique-Xique (que é bom, mas fica em último nessa minha lista).

A porção de carne é bem grande e sobrou a metade. E virou o almoço de domingo! Um risoto. Nenhuma novidade por aqui, mas como ficou bem gostoso, divido mais esse sabor.

O que fiz de diferente em relação à receita aí embaixo foi cozinhar a abóbora no vapor, deixando ela ainda durinha, pra depois assá-la com um fio de azeite, sal, pimenta do reino moída na hora e folhas de sálvia, pra dar mais um saborzinho. Um almoço 2 em 1 bem saboroso!


RISOTO DE ABÓBORA E CARNE DE SOL

1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco (ou cachaça)
1 litro de caldo de legumes ou de carne (usei 1/2 litro de cada dessa marca aqui)
1 a  1 1/2 kg de abóbora japonesa ou moranga cozida e amassada
1 colher (sopa) de creme de ricota (ou catupiry, ou cream cheese)
1 1/2 xícara de carne de sol em pedaços (já pronta)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Numa panela (em fogo alto sempre) aqueça o azeite e manteiga e doure a cebola. Junte o arroz e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o vinho e deixe evaporar.

Adicione o caldo (1 concha de cada vez) e mexa sempre. À medida que o caldo for secando acrescente mais uma concha.

Quando o arroz começar a inchar (cerca de 15 minutos de cozimento), coloque a abóbora amassada. Mexa até ficar aveludado. Acrescente a carne de sol.

Prove o arroz e veja se o ponto de cozimento lhe agrada (pode ser que você goste mais "al dente" ou mais cozido, geralmente cozinho por 18 a 20 minutos, contados após a evaporação do vinho). Caso queira que cozinhe mais acrescente mais caldo.

Quando estiver no ponto, desligue o fogo e coloque o creme de ricota e o parmesão. Misture bem. Sirva imediatamente.

2 comentários:

  1. Lu! Finalmente tive tempo de vir dar uma olhada nas novidades! Tudo maravilhoso, como sempre! Estou listando as próximas receitas que vou fazer! Esse risoto tá MARA! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marise!!! To gostando de ver a animação!...rs Quero mais fotos das novas receitas. beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...