Paçoca de carne

quinta-feira, 7 de julho de 2011






Quando morava em BH, vez e outra eu comia paçoca de carne com a minha mãe, pois ela sempre ganhava de presente de amigos da região norte de Minas. Lá se faz ótimas paçocas. Aqui em Brasília é ainda mais fácil de encontrar, pois temos muitos restaurantes nordestinos. Já comi no Xique-Xique, que é tradicional e muito bom, mas gostei ainda mais da paçoca do restaurante Gibão, que fica no Parque da Cidade. Nesses restaurantes se serve arroz branco, carne de sol, a paçoca, mandioca (aimpim, macaxeira) sempre derrentendo e feijão de corda.

O João, meu marido, gosta muito e pediu a mãe e ao padrasto que preparassem uma carne de sol, pois combináriamos de ir para a chácara (da família, que fica bem próxima de Luziânia) para ele mesmo socar a paçoca no pilão.

Pois bem, semana passada eles preparam a carne! Compraram uma peça de lagarto, temperaram com sal e deixaram no sol e no sereno por 4 dias. Depois, picaram em pequenas tiras e fritaram. E domingo fomos nós para a chácara preparar e saborear a paçoca!

Coloca-se no pilão uma proporção aproximada de 2 partes de carne para 1 de farinha de mandioca torrada (fininha de preferência) e um pouco de alho frito. Aí é socar até ficar nessa textura que aparece na foto, o que meu marido fez direitinho!rs

O João sempre gostou de comê-la com arroz branco e banana. Já eu e minha mãe sempre comemos com um ovo frito, arroz branco e cheiro verde.

Eis a foto da minha versão e dos preparativos do prato.

Foi um bom domingo! E ainda tem paçoca...rs

Um comentário:

  1. Ai, que delícia, Lu! Dá um pouquino de trabalho socar, né? Mas o resto é facinho. bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...