Linguine al Limone com Crispie de Parma

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Semana passada fiz pela segunda essa ótima receita do Dedo de Moça. Na primeira vez não tinha acertado, mas fiquei com a certeza de que o problema estava comigo...rs Testei novamente e dessa vez adorei! No ponto! O molho cremoso, que "gruda na massa", mas sem excessos. Muito saboroso! Só faltou algum "verdinho" pra deixar o prato mais bonito...

A receita aqui. E aqui um video onde elas ensinaram de uma maneira um pouco diferente e então adaptei a receita abaixo. No video elas ainda mostram uma entrada e sobremesa apetitosas e práticas! Farei em breve!


Ingredientes

3 limões do tipo siciliano (se quiser do tahiti use somente 2)
1 ½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (não usei a manteiga)
1 pacote de linguine ou espaguetini
120g de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem a gosto
Pimenta do reino em moída e sal a gosto
Crocantes de presunto cru
200g de presunto cru fatiado

Modo de fazer

Comece pelos crispies: Para os crocantes de presunto cru coloque sobre a assadeira uma folha de papel manteiga. Espalhe as fatias de presunto cru sobre o papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 160°C. Asse até que o presunto “seque” e fique crocante. Deixe esfriar e quebre as fatias de presunto crocante em pedacinhos menores. Reserve.

Retire as raspas dos limões, retire seu suco e coe. Reserve.
Coloque o suco do limão em uma panela com o vinho e ferva até o líquido reduzir pela metade.
Retire do fogo e adicione ¼ xícara de chá do creme de leite. Misture bem até todos os ingredientes ficarem bem incorporados e adicione o restante do creme de leite e metade das raspas dos limões (o restante das raspas use para decorar). Volte ao fogo bem baixo e cozinhe por uns 5 minutos para reduzir e engrossar acrescentando o queijo parmesão. Tempere com sal pimenta do reino a gosto. Retire do fogo e reserve.
Em uma panela com bastante água e 2 colheres (sopa) de sal, cozinhe o macarrão até ficar “al dente”. Quando estiver pronto, reserve 1 xícara da água de cozimento e descarte o restante da água.

Misture bem o molho com a massa e adicione ½ xícara da água de cozimento do macarrão (mas caso o molho tenha ficado mais ralinho não precisa usar a água).  Se o molho ficar muito grosso, adicione a outra ½ xícara da água. (se quiser, adicione a manteiga aqui)

Na hora de servir transfira o linguini com o molho para uma travessa e salpique o presunto cru crocante sobre toda a massa. Sirva imediatamente.

3 comentários:

  1. Nossa Lu, que delícia!!!
    Vou fazer com certezaaaaaaa! Já mandei um link para o maridão!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Parma é a melhor cidade do mundoooo (sou suspeita, já que moro nela =P)!!! Parece delicioso o prato!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Lu...sou um novo seguidor de seu blog, que adorei....me inspirei tanto que resolvi fazer uma revolução em minha casa nova, rsrsrsr. Pintei paredes, mudei móveis, reinventei uma estante que eu tinha, só pra deixar mais aconchegante meu espaço.Hoje, vou as compras de novos pratos e talheres, além de souplats e joguinhos americanos, que os seus são de causar inveja.....um abraço e obrigado pelas dicas MARAVILHOSAS!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...