Torrada à fiorentina e o nosso pão!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015



Olá!! Que saudade do meu blog! Quem segue a página do blog no facebook e instagram sabe o motivo do novo sumiço e ainda acompanhou algumas novidades da minha cozinha. Eu estou grávida novamente! Vou ter outra menininha! Tenho a Alice e agora espero pela Laura, que chegará em fevereiro. 

Como na primeira gravidez passei muito mal de náuseas, enjoos, nos 4 primeiros meses. Cheguei a emagrecer 2 quilos. Estava comendo muito pouco e com nenhuma disposição ou tempo para o blog (e tendo que cuidar da Alice, da casa, trabalhando...). Depois desse período, tudo certo por aqui! Estou querendo aproveitar uns dias que tirei de férias pra ver se atualizo o blog, pois tenho muita coisa pra contar.

Estivemos fazendo pão de fermentação natural aqui em casa. É muito bacana! Comprei o livro Pão Nosso, da Editora Panelinha e recomendo a experiência. Estávamos nos sentindo padeiros franceses!...hahaha

E essa torrada fiorentina, que vale por um belo jantar, é incrivelmente saborosa!! O espinafre na manteiga, com o ovo frito  e um bom pão (feito em casa ou de uma boa padaria) ficam muito gostosos. E são bem rapidinhos de fazer (usando espinafre congelado então, nem se fala). É receita Panelinha, pra variar...rs

Bom final de semana!


Torradas à fiorentina

Ingredientes

1 maço de espinafre
3 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
2 fatias de pão italiano
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 10 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.
2. Numa frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos, para que as folhas cozinhem por igual - o espinafre vai murchar e soltar água. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino, misture bem e desligue o fogo.
3. Leve ao fogo médio outra frigideira (de preferência antiaderente). Quando aquecer, acrescente as fatias de pão e deixe alguns minutos de cada lado para dourar. Retire as fatias da frigideira, corte uma ponta do dente de alho e esfregue a parte sem casca em cada uma das fatias.
4. Volte a frigideira para o fogo médio e derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Quebre um ovo por vez numa tigelinha e transfira para a frigideira (com cuidado para não quebrar as gemas). Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até a que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.

5. Enquanto os ovos fritam, divida o espinafre sobre as duas fatias de pão. Separe os ovos com uma espátula e coloque cada um sobre uma das porções de espinafre. Sirva a seguir.


Um comentário:

  1. A gente comeu um prato semelhante no café da manhã do Dylan, um café na Asa Sul, conhece? Tinha esquecido, vou tentar fazer esse em casa agora! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...