Moqueca Baiana

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015





Foi a primeira moqueca que fiz caprichada no dendê! Adoro a moqueca capixaba, como adoro a baiana. E essa receita da Rita Lobo, marinando o peixe e fazendo um leite de coco caseiro, ficou realmente especial!

Não acho a moqueca depois pronta muito fotogênica (ainda mais sendo eu a fotógrafa e "produtora" do prato e estando faminta!...rs), mas garanto que ficou boa demais!

Como toda receita do Cozinha Prática essa tem o video maravilhoso! Meu único porém na receita foi que fiz menos peixe (5 postas - 2 pra mim, 2 pro João e uma pra Alice que é gulosa de pai e mãe!) e mantive a mesma quantidade de sal e de todos os outros ingredientes. Queria bastante caldo e temperos! Faça o teste aí!


Moqueca Baiana com Leite de Coco Caseiro

Para fazer a marinada:
Ingredientes:
5 postas de robalo (cerca de 1,5 kg)
1 cebola
1 pimentão verde
1 tomate maduro
3 dentes de alho
2 xícaras (chá) de folhas de coentro
Caldo de 3 limões-taiti
1 e ½ colher (sopa) de sal

Modo de preparo:
Lave o tomate, o pimentão e as folhas de coentro. Corte em pedaços menores o pimentão, sem as sementes, e o tomate. Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em 4 partes.
Transfira os ingredientes preparados para o processador. Junte o caldo dos limões e o sal. Bata até formar uma pasta - se necessário, pare de bater, raspe as laterais do processador com uma espátula e bata mais um pouco. Se preferir, pique os legumes bem fininho com uma faca e misture o caldo dos limões e o sal.
Lave o peixe sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo - não descarte o rabo e a cabeça (fiz sem o rabo e a cabeça, mas eles darão mais sabor ao caldo).
Transfira o peixe para uma tigela grande e regue com a marinada, envolvendo bem todos os pedaços. Cubra com filme e deixe marinar na geladeira, enquanto prepara os outros ingredientes da moqueca.

Como preparar a moqueca:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de coco ralado fresco ou congelado (200 g)
2 xícaras (chá) de água morna
1 pimentão verde
2 tomates maduros
2 cebolas
5 pimentas-de-cheiro
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de azeite de dendê

Modo de preparo:
Prepare o leite de coco caseiro: bata no liquidificador o coco ralado com a água morna por cerca de 4 minutos, até triturar bem. Sobre uma tigela, passe o coco batido por uma peneira de malha bem fininha, apertando com as costas da colher para extrair todo o leite (se preferir, esprema bem num pano de prato limpo). Descarte o bagaço ou utilize para outra preparação.
Lave, seque e corte em rodelas de 1cm o pimentão, sem as sementes, e os tomates. Descasque e fatie a cebola em rodelas também. Lave as pimentas.
Retire o peixe da geladeira. Em uma panela grande de barro, distribua as postas do peixe formando um círculo (se estiver usando a cauda e a cabeça acomode no centro da panela). Regue com a marinada que sobrou na tigela.
Sobre as postas, distribua as rodelas de cebola, intercalando com as de tomate e de pimentão. Por último, coloque as pimentas-de-cheiro inteiras e regue com os azeites de oliva e de dendê.
Leve a panela ao fogo médio. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por mais 40 minutos, regando de vez em quando com o caldo da própria moqueca - não esqueça de tampar a panela novamente.

Passados os 40 minutos, regue com o leite de coco e deixe cozinhar por apenas 2 minutos, sem a tampa. Sirva a seguir, acompanhado de arroz branco ou farofa de dendê (servi com arroz branco e uma farofinha simples).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...