Frango ao Curry Cingalês + Arroz Basmati com Castanha de Caju e livro novo!

quinta-feira, 27 de março de 2014




Adoro comida bem temperada, bem cheirosa! E a comida da Tailândia e região é assim. Adorei esse frango ao curry e especialemnte esse arroz com curry, ervilha e castanha de caju! Essa receita é do livro da Lorraine Pascale, que tem um programa no canal GNT que adoro. Vejam: 

Arroz
100g de castanha de caju (não torrada ou salgada)
300g de arroz basmati
2 colheres (chá) de curry em pó suave, médio ou picante (a gosto)
100g de ervilhas

Curry
2 colheres (sopa) de curry em pó suave, médio ou picante (a gosto)
2 colheres (chá) de garam masala
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de gengibre me pó
1-3 colheres (chá) de páprica picante (a gosto)
4 peitos de frango desossados e sem pele
óleo vegetal
400ml de leite de coco
200ml de água
1 ramo de cebolinha
1 dente de alho
1 colher (chá) de açúcar (opcional)
1 maço pequeno de coentro
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Leve a chaleira com água ao fogo.

Enquanto espera a água ferver, coloque as castanhas de caju em uma wok (usei uma frigideira comum), leve ao fogo alto (sem óleo) e cozinhe por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Coloque em uma tigela pequena e reserve. Par fazer o curry, deixe a wok seca em fogo baixo.

Quando a água ferver, coloque o arroz, o curry e um pouco de sal em uma panela média e despeje água fervente até cerca de 2cm acima do arroz (dá aproximadamente 500ml). Tampe e leve ao fogo. Deixe levantar fervura novamente, reduza bem o fogo e deixe cozinhar pelo tempo indicado no pacote. Na metade do tempo, você irá adicionar os outros ingredientes do arroz. Minha sugestão é usar o timer.

Agora, o curry. Coloque o curry, o garam masala, a canela, o gengibre e a páprica picante na wok quente (sem óleo) e deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo regularmente, até que os temperos liberem aroma.

Enquanto torram, corte o frango em pedaços médios com a tesoura e tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue bem a panela dos temperos com óleo e aumente o fogo. Acrescente o frango e cozinhe por 2-3 minutos, virando os pedaços de vez em quando para que dourem por igual.

Agora o arroz estará na metade do tempo de cozimento. Adicione as castanhas de caju e as ervilhas, mas não misture. Tampe novamente e deixe cozinhar pelo restante do tempo recomendado.

De volta ao curry, retire a panela do fogo enquanto acrescenta o leite de coco junto à água. Volte a panela ao fogo, aumentando-o, e dixe borbulhar por alguns minutos.

Enquanto isso pique a cebolinha e descasque e pique o alho (eu uso o espremedor). Acrescente os dois ao curry e deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando. Reduza o fogo se borbulhar demais.

Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e volte a tampar a panela para mantê-lo aquecido.

Verifique se o frango está bem cozido perfurando-o com uma faca - não deve haver carne rosada. Experimente o curry, ajustando o tempero e acrescentando açúcar, se desejar. Divida o arroz em 4 pratos, coloque o curry por cima, salpique com as folhas de coentro e sirva.


2 comentários:

  1. Também tenho este livro, e adoro comidas picantes.
    Seu prato esta um sucesso, lindo e apetitoso, parabéns!
    Sua Alice esta bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!! Também amo condimentos!! A Alice está cada dia melhor, pois as benditas cólicas estão indo embora! Obrigada! beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...