Dourado na Manteiga de Ervas + Cuscuz Marroquino Primavera

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


No domingo queríamos um almoço leve. Estava um dia bem quente aqui em Brasília e, além disso, o sábado tinha sido de muita comilança.

Compramos um belo filé de dourado e resolvi fazê-lo na manteiga de ervas, assim como fiz o salmão (veja aqui), sem as batatas.

Pra acompanhar fiz um couscous marroquino com legumes. No início eu só escrevia da forma original, couscous, especialmente pra poder diferenciar do cuscuz do nordeste (e porque é assim que você vai encontrar nas embalagens). Mas depois baguncei o negócio, escrevendo em português mesmo... Assim te aconselho a pesquisar na busca do blog tanto cuscuz, quantos couscous... Tem várias opções dessa delícia que não vai nem ao fogo.


Cuscuz Marroquino Primavera
(para 2 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de couscous marroquino
1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes (1 cubinho derretido em 1 1/2 xícara de água)
1 xícara (chá) de brócolis cozido
1 xícara (chá) de cenoura cozida
1 xícara (chá) de tomatinhos cortados ao meio
1 cebola roxa pequena picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher rasa (café) de flor de sal (ou de sal normal mesmo!)
1 colher (café) de açafrão (opcional)
2 colheres (sopa) de cheiro verde (cebolinha, salsa e/ou coentro)
1 dente de alho espremido

Modo de preparo
Aqueça o caldo de legumes. Em uma tigela misture o cuscuz, o sal, o açafrão e a cebola. Despeje sobre esses ingredientes o caldo de legumes quentes e tampe (nem que seja com plástico pvc) e deixe descansar para absorver os líquidos (cerca de 15 minutos).

Enquanto isso aqueça uma panela, acrescente metade do azeite e o alho. Acrescente a cenoura e o brócolis cozidos e refogue mexendo por cerca de 2 minutinhos e desligue o fogo.

Abra a tigela com o cuscuz (passados os 15 minutos) e misture-o com um garfo, pra ficar soltinho. Acrescente os tomatinhos, a cenoura, o brócolis, 1 colher de azeite, o cheiro verde e misture. Sirva!

6 comentários:

  1. Lendo aqui parece tão fácil fazer couscous marroquinho, mas eu nunca acertei. O meu nunca fica soltinho :-(

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha dito que lendo você explicar parece tudo tão fácil, mas eu nunca consegui fazer couscous marroquiNo soltinho :-(
    Vou tentar mais uma vez este fds.
    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, o grande problema pode ser que você esteja colocando muito líquido... Aí ele fica empapado. Coloque em uma tigela e cubra com líquido até que fique 1 dedo acima do cuscuz. Tampe, espere 15 minutos e solte bem com um garfo. Me conte depois! Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...