Bacalhau Rústico + Creme de Espinafre

quarta-feira, 23 de outubro de 2013



Há um tempo adquiri o hábito de ter um bacalhau no congelador. Acho uma maravilha já ter esse saboroso peixe dessalgado e congelado. É só descongelar, como qualquer carne, e usar! Sempre pesquiso receitas de bacalhau no Figos e Funghis e a escolhida dessa vez foi a de Bacalhau Rústico.

Fiz os mesmos acompanhamentos. Só não usei o curry no creme de espinafre e acrescentei açafrão (o brasileiro mesmo, cúrcuma) no arroz pra dar mais cor ao prato (além do que eu amo o cheiro de açafrão!). Foi um ótimo almoço!

Bacalhau Rústico
( para 2 pessoas)

Ingredientes
2 pedaços grandes de lombo de bacalhau (aproximadamente com 200 gramas cada) 
1 pitada generosa de lemon pepper 
1 xícara de chá de azeite 
1 pitada de ervas secas 
ramos de salsa fresca a gosto (não usei)
2 batatas inglesas cortadas em cubos médios com a casca (usei batatas bolinha)
sal a gosto
(acrescentei 3 dentes de alho amassados, com casca e tudo)

Modo de Preparo 
Pré-aqueça o forno em 200º por 15 minutos. Enquanto isso disponha os pedaços de bacalhau em um refratário e tempere com o lemon pepper e as ervas secas. Coloque uma pitada de sal (se for já dessalgado e descongelado como o meu coloque um pouquinho mais de sal) sobre cada pedaço e regue com o azeite (acrescente os dentes de alho). Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno, disponha os pedaços de batata em torno do bacalhau e cubra com a salsa picada. Regue as batatas com o azeite do próprio refratário e retorne ao forno por mais 15 minutos, ou até perceber que as batatas estão macias e o bacalhau bem assado. Retire e sirva com arroz e creme de espinafre. 


Creme de Espinafre
(para 6 pessoas) 

Ingredientes
4 xícaras de chá de folhas de espinafre lavadas (ou 1 pacote de espinafre congelado) 
600ml de leite (usei 500 ml)
2 colheres de sopa de manteiga  
1 cebola pequena picadinha 
1 colher de sopa de azeite 
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo (prefiro mais grossinho, usei 2 colheres)
1 pitada de curry em pó (não usei)
noz moscada ralada a gosto (se for ralada na hora é sempre mais saborosa) 
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 
pimenta moída a gosto 
sal a gosto 

Modo de Preparo 
Numa panela aqueça o azeite com metade da manteiga e refogue a cebola até murchar. Depois junte o espinafre e refogue em fogo baixo por 10 minutos. Numa jarra de vidro ou no liquidificador misture metade do leite com a farinha e bata bastante para incorporar. Junte a mistura de leite e farinha ao espinafre refogado e aumente o fogo para chama média. Mexa sem parar para não empelotar e conforme for engrossando acrescente aos poucos a outra metade do leite. Quando estiver bem cremoso e liso junte o queijo ralado, a noz moscada, o curry e tempere com pimenta e sal a gosto. Misture bem e se quiser deixar o creme de espinafre mais fino acrescente mais leite, sempre aos poucos e sem parar de mexer. Por fim reduza o fogo para o mínimo, junte a manteiga, mexa delicadamente até que derreta e desligue. Sirva imediatamente.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...