Lombo com Ervas + Risoto de Beterraba

segunda-feira, 8 de julho de 2013



Esse lombo estava há um tempinho no meu congelador. Usei temperos suaves para que ele pudesse acompanhar bem um risoto de beterraba que ficou muito bom (numa próxima vez colocarei cream cheese nele, ou queijo mascarpone, pra deixá-lo mais cremoso, mas dessa vez queria ele mais simples mesmo). Fiz assim:


Lombo Assado
(serve de 3-4 pessoas)
Ingredientes
1 lombo com cerca de 600g
500 ml de vinho branco seco
3 dentes de alho levemente amassados (com casca e tudo)
2 ramos de alecrim
5 folhas de sálvia
2 raminhos de tomilho
salsa e cebolinha a gosto (para finalizar no prato)
sal (calcule 1 colher de sobremesa pra cada quilo de lombo) e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Tempere o lombo com sal e pimenta do reino. Coloque-o em uma bacia e acrescente todos os demais ingredientes (exceto a salsa e a cebolinha). Deixe marinando na geladeira por no mínimo 2 horas (você pode temperar na noite anterior ao almoço). Coloque o lombo e a marinada numa assadeira e cubra com papel alumínio. Asse por 30 minutos em temperatura alta. Depois retire o papel alumínio e baixe a temperatura do forno para 180°. Asse por mais 1h30 ou até dourar. Fatie e sirva com cebolinha e salsinha. 
Demora! Mas dá pouca mão-de-obra!


Risoto de Beterraba
(para 2 pessoas)
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de legumes (este ou o caseiro)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
2 beterrabas pequenas descascadas e cortadas em cubinhos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (e/ou 2 colheres de cream cheese)
Sal  e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a beterraba no caldo de legumes por 15-20 minutos (ela tem que ficar macia, mas não desmanchando).
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes com beterraba  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por aproximadamente 15-18 minutos, sempre em fogo alto.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o parmesão (e o cream cheese, se desejar). Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...