Torta de Frango

quarta-feira, 22 de maio de 2013



Eu adoro torta de frango! Então tenho que começar a treinar mais e aprender a fazer uma bem bacana! A receita é essa! A massa leva creme de leite e fica muito saborosa! E pra complementar muuuito recheio, bem temperadinho! Ah, ervilha de latinha não! Compre a congelada, que custa praticamente a mesma coisa e é muito mais saborosa.

A minha massa ficou um pouco quebradiça... O creme de leite estava gelado e deixou a massa mais difícil de ser trabalhada.

A receita é da Rita Lobo e tem vídeo! No vídeo ela faz uma torta de maçã, mas a massa é a mesma, é só não adicionar açúcar quando for usar recheio salgado. Veja aqui.

Uma dica: eu dividi o trabalho. Fiz o recheio no dia e deixei prontinho na geladeira. No outro dia fiz a massa, recheei e forno! 

Ah, e um pedaço que sobrou eu congelei e depois foi só esquentar no micro-ondas e eu tinha um jantarzinho pronto.

Agora é só treinar mais e ficar craque!



PARA O RECHEIO

Ingredientes
2 peitos de frango
2 cebolas raladas
2 dentes de alho
3/4 de xícara (chá) de óleo de canola
1 xícara (chá) de suco de tomate (usei 1/2 lata de tomate pelado + 1 colher sopa de extrato tomate)
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
1 ramo de tomilho
1 xícara (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de ervilhas frescas (usei congeladas)
10 azeitonas verdes sem caroço picadas (usei as azeitonas pretas que tinha em casa)
2 gemas de ovo
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
caldo de 1 limão 

Modo de Preparo
1. Numa tigela grande, junte o frango, o sal e o caldo do limão. Deixe marinar por 30 minutos.

2. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer junte o óleo, as cebolas raladas, o alho picado fino e os peitos de frango. Refogue até dourar ligeiramente. Adicione o suco de tomate, o louro, a noz-moscada e o tomilho. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos.

3. Desligue o fogo e transfira os peitos de frango para uma travessa grande. Quando esfriarem, desfie com um garfo.

4. Volte o frango desfiado ao molho que ficou na panela. Junte a água fervente, a ervilha, as azeitonas picadas, as gemas e a salsinha. Misture muito bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio.

PARA A MASSA

Ingredientes
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200 g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1 cm
1 lata de creme de leite com o soro


Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 oC (temperatura me%u0301dia). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira (acho melhor usar em temperatura ambiente mesmo). Na emergência, deixe no congelador por alguns minutos.

2. Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Procure não demorar nem trabalhar demais a manteiga, para ela não derreter. Quanto mais pedaços espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e misture com as mãos até formar uma bolota.

3. Transfira a massa para uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Divida a massa em 3 partes. Reserve uma na geladeira para fechar a torta.

4. Forme uma bola com 2/3 da massa. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral de uma fôrma de torta de 24 cm de diâmetro.

5. Transfira a massa para a fôrma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo de macarrão e desenrolar sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da fôrma e retire as sobras.

6. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões.

7. Coloque o recheio na fôrma.

8. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Bem no centro da torta, com a ponta de uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

9. Faça uma bolota com as rebarbas e abra novamente a massa. Com a ponta de uma faca, corte filetes para quadricular a torta. Leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até dourar.




4 comentários:

  1. Essa massa fica tipo massa podre? Eu faço uma receita do panelaterapia, fica maravilhosa também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Sim, é tipo uma massa podre. Mas achei essa receita mais interessante e gostosa pelo creme de leite que vai nela. Beijo!

      Excluir
  2. Amo demais seu blog.
    Receitas e como receber amigos... nossa amei demais :)
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...