sábado, 13 de abril de 2013
Voilà! |
Dourando os lagostins com sal, pimento do reino e ervas de provence. |
Carcaças dos lagostins pra fazer um caldo e cozinhar a massa. |
Cebola dourando pra fazer o molho e massa cozinhando no caldo. |
Rosé trazido da Provence. |
Essa é uma ótima receita pro final de semana! Seja almoço ou jantar! Dá pra fazer com calma, mas não dá trabalho quase nenhum.
Comprei os lasgostins inteiros (calculei 8 por pessoa), mas pedi na peixaria pra "descascarem" eles pra mim e me entregarem tanto os lagostins limpinhos quanto as suas carcaças.
Com as carcaças fiz um caldo e cozinhei a massa nesse caldo! Deu um sabor especial! Fiz assim: enchi uma panela grande com água (pode ser a espagueteira) e esperei a água ferver. Então acrescentei sal (umas duas colheres de sopa) e as carcaças. Deixei ferver por uns 20 minutos, desliguei o fogo e reservei. Fui cuidar dos lagostins e do molho.
Aqueci bem a frigideira, coloquei azeite os lagostins sem as carcaças e os temperei já na panela com sal, pimenta do reino e ervas de provence (secas). Dourei dos dois lados, rapidamente, e reservei.
Coloque o caldo para ferver novamente e cozinhe a massa ( usei espaguete e calculo de 80 a 100g por pessoa) no caldo pelo tempo indicado na embalagem.
Na mesma frigideira em que dourei os lagostins acrescentei mais azeite, dourei uma cebola cortada em cubinhos. Junte 1 dente de alho espremido e frite por mais 1 minuto. Acrescente uma lata de tomate pelado picadinho, 1 colher de chá de açúcar e tempere com sal e pimenta. Quando levantar fervura, diminua o fogo e cozinhe por 5-7 minutos, até que tenha encorpado (dado uma engrossadinha). Acrescente os lagostins, misture bem e logo em seguida acrescente a massa já cozida e escorrida. Sirva e jogue por cima um pouquinho de cebolinha francesa picada.
Ficou muito saboroso!!
Pra acompanhar esse vinho rosé que trouxemos da nossa viagem a Provence. Ô saudade!!
Bom final de semana!
Esse também vai pra lista!!!!
ResponderExcluirLuiza.