Risoto de Carne Seca e Queijo Manteiga envolto em Banana Frita

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013




Com o queijo manteiga que comprei para fazer cartola, fiz também um risoto! Tinha visto um risoto assim envolto na banana e adorei a ideia (vi no Pitadinha)!  Pensei que o sabor do queijo com carne seca desfiada (essa aqui comprada pronta) iriam combinar muito com a banana frita. E não deu outra! Um risoto bem brasileiro, com uma linda apresentação!

Bom carnaval pra todos! Bom feriado!

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1 litro de caldo de carne ou legumes (usei esse aqui)
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
cerca de 1 xícara de chá de carne seca desfiada
1 xícara de queijo manteiga picado em cubinhos (dá pra fazer com catupiry, por exemplo)
Sal e pimenta do reino a gosto

2 bananas da terra cortadas em 3 fatias, no sentido do comprimento
Doure dos 2 lados numa frigideira com azeite ou manteiga.

Folhas de cebolinha passadas em água fervente por alguns segundos, para que elas fiquem maleáveis e você consiga usá-las para amarrar as bananas.

Modo de preparo
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo  ao risoto aos poucos (coloco uma concha de caldo por vez), mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15-18 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente a carne.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (se tiver acabado o caldo coloque um pouco mais de água) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o queijo manteiga . Experimente e acerte o sal. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).

Montagem:
Pegue duas fatias da banana frita e coloque no prato que irá servir, formando um círculo. Amarre-as usando a cebolinha (dê um nó mesmo!). Coloque o risoto no centro e sirva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...