Espaguete à Putanesca, by Jamie Oliver

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013



Estou há tempos querendo fazer mais posts com dicas de livros. Um dos últimos que comprei foi do chef Jamie Oliver: 30 minutos e pronto. Já acompanhava o programa dele no GNT com a proposta de se fazer uma refeição inteira em 30 minutos. Já fiz uma, contabilizando o tempo. Depois conto essa experiência.

Outro dia fiz somente essa receita do livro, pra comer com calma, tomando um vinho. Gostei muito! Esse molho tem vários ingredientes fortes, mas quando eles se misturam, nas proporções certas, fica uma maravilha! Repetirei em breve! E acho um ótimo jantar para uma sexta-feira!

Bom final de semana!



Espaguete à Putanesca
Receita do livro 30 minutos e pronto, Jamie Oliver
Porção para 2

Ingredientes
200g de espaguete seco
1/2 lata de atum em óleo
1 dente de alho espremido
1 colher (chá) de alcaparras escorridas
1/2 lata de filé anchovas em óleo (uns 15 g)
1-2 pimentas vermelhas frescas picadinhas (usei 2 dedo-de-moça sem as sementes)
1/2 maço pequeno de salsa fresca
4 azeitonas pretas picadas
1 pitada de canela em pó
1 lata de tomate pelado picado (ou 1/2 vidro de passata)
suco de 1/2 limão

Modo de preparo
Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem (dicas da Rita Lobo para cozinhar massas aqui).
Despeje o óleo do atum na frigideira quente, sem deixar o peixe cair. Refogue o alho com as alcaparras, as anchovas e seu óleo. Pique muito bem as pimentas vermelhas e os talos da salsa e leve-as à frigideira. Pique grosseiramente as folhas da salsa e reserve. Refogue por mais 2 minutos sempre mexendo. Adicione as azeitonas e o atum, desmanchando-o enquanto mistura. Adicione uma pitada de canela e o tomate pelado (deixei cozinhando em fogo baixo por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando). Misture o espaguete cozido ao molho na frigideira, acrescente a maior parte da salsa picada, o suco de limão e um fio de azeite. Se precisar soltar um pouco a massa, acrescente um pouco da água do cozimento. Passe para uma travessa, espalhe a salsa picada restante por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...