Trocando receitas: Bacalhau Cremoso ao Leite de Coco da Alzira

terça-feira, 18 de dezembro de 2012


A D. Alzira, que é mãe da Flavia, minha amiga que já "apareceu" aqui no blog algumas vezes (e que me passou a receita do pavê de goiabada), me convidou pra comer esse bacalhau uma vez e eu adorei! Acho uma ótima receita pra fazer pra muita gente e testei no almoço de natal do trabalho. Foi sucesso absoluto! E ele tava beeem mais bonito quando saiu do forno, mas com o transporte pro trabalho ficou assim...

Duas pessoas que me disseram não gostar de bacalhau adoraram essa receita! Fica mais suave, mas ainda assim muito saboroso! Uma boa pedida para a ceia ou almoço de natal/ano novo!


Bacalhau Cremoso ao Leite de Coco
(serve cerca de 8 pessoas)

Ingredientes:
1 quilo de bacalhau
4 cebolas
1 colher (chá) açafrão
5 batatas (médias) cozidas e amassadas
cheiro verde (cebolinha/salsinha/coentro)
1 garrafinha de leite de coco
1 lata de creme de leite (usei o creme de leite fresco)
azeite de oliva
cerca de 1/2 xícara de queijo ralado (usei um bom parmesão)

Modo de preparo:
Dessalgar o bacalhau trocando a água do molho umas 6 vezes (já comprei um bacalhau dessalgado e congelado pra poupar tempo). Aferventar ligeiramente o bacalhau, desfiar e reservar. Triturar as cebolas (no processador ou em ralo grosso) e refogar com azeite (umas 3 colheres de sopa) e açafrão. Acrescentar o bacalhau e refogar bem. Em seguida colocar as batatas cozidas e amassadas, o cheiro verde e o leite de coco. Por último o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo. Untar o pirex com azeite. Coloque o bacalhau no pirex, pulverize com o queijo e azeite. Leve ao forno para gratinar (tempo suficiente para derreter o queijo e dourar o bacalhau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...