Espaguete à Carbonara

sexta-feira, 16 de novembro de 2012





Sábado à noite postei no facebook que estava pesquisando nos meus livros qual receita de carbonara eu faria! Elegi a do livro Mamma Mia - Receitas Italianas e Estórias de Cozinha, de Cristina Bottari.

Ficou bem boa! E adoramos o vinho que escolhemos pra acompanhar: um tannat! O vinho é bem encorpado, como eu gosto, mas sem ser "adstringente" (os taninos foram domados, mas deram personalidade ao vinho...hahaha). Recomendo, mas aviso que não entendo disso!...rs Só tomo minhas tacinhas de quando em quando.

Dicas: escolha bons ingredientes. Uma massa de grano duro, ovos mais frescos (dicas aqui), um bom queijo etc. Comece colocando a água pra ferver. Quando escorrer a massa, seja rápido: escorra a água e jogue imediatamente a massa na panela com o bacon quente. Eu gosto do jeito tradicional, desligando o fogo antes de acrescentar o creme com os ovos. Aí os ovos só cozinham com o calor da massa, da panela, do bacon. Mas se você estranhar muito isso deixe a panela ligada enquanto mistura tudo. E, se você e seus convidados forem mais gulosinhos aumente um pouquinho as quantidades...rs Essa medida do livro, ao menos no meu caso, é o suficiente para ficar satisfeito, e só. E às vezes isso não é suficiente  pra mim e quero comer mais um pouquinho...rs

Bom final de semana!

Espaguete à Carbonara
(para 4 pessoas)

320 g de espaguete
120 g de bacon em cubinhos
2 ovos
80 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de queijo pecorino (ou um bom parmesão) ralado
sal e pimenta do reino

Em uma panela doure o bacon até ficar transparente. Em uma vasilha, bata os ovos e o creme de leite, junte o queijo ralado, adicionando sal a gosto e temperando com bastante pimenta do reino moída. Cozinhe o espaguete em bastante água salgada e escorra quando estiver al dente (aos eu gosto, claro). Coloque-o na panela com o bacon, junte a mistura com ovos e misture rapidamente a massa até ficar cremoso - se julgar necessário, adicione 1/2 xícara da água da fervura da massa. Adicione mais pimenta do reino moída na hora e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...