Cordeiro com Mostarda Dijon e Hortelã

terça-feira, 20 de novembro de 2012



Tenho comprado mais livros de gastronomia ultimamente. Quero até fazer mais posts indicando alguns. A minha penúltima aquisição foi o 'A refeição em família - Cozinhando em casa com Ferran Adrià'. Ferran Adrià é um dos chef's mais famosos e premiados do mundo, sendo "o" nome da cozinha molecular com o restaurante 'El Bulli' (que está fechado por 2 anos para que o chef possa se "reciclar").

Estou adorando o livro! Ele fala sobre coisas básicas na cozinha, citando utensílios importantes, receitas básicas e ensina 31 cardápios (dos seus almoços em família, que são os funcionários de seu restaurante) indicando formas de variar suas combinações.

Essa receita de cordeiro com mostarda e hortelã tirei de lá e só adaptei alguma coisa por causa da pressa. Fiz assim:

Ingredientes
1 costela de cordeiro (poderia ser qualquer outro corte com osso)
ramos de hortelã fresca (uns 8 raminhos)
azeite de oliva (cerca de 2 ou 3 colheres)
mostarda de dijon (usei cerca de 2 colheres da cremosa e + 2 da mostarda em grãos)
1 a 2 colheres de molho inglês
água (o suficiente para cobrir metade da carne na assadeira)
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno (temperatura alta) por 15 minutos. Lave as folhas de hortelã e retire-as do talo. Reserve-as. Tempere o cordeiro com sal e pimenta do reino moída na hora. Unte uma assadeira com azeite e coloque sobre ela a costela. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire a assadeira do forno e abaixe a temperatura (deixe em cerca de 160º). Sem retirar o cordeiro da assadeira passe a mostarda sobre a carne. Regue com o molho inglês e o restante do azeite. Coloque água na assadeira até cobrir a metade da carne (cobrindo um pouco mais que o fundo da assadeira). Cubra a carne com a metade das folhas de hortelã reservadas (inteiras mesmo). Cubra toda a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno em temperatura baixa por 2 horas a 2 horas e meia (vire a assadeira de 30 em 30 minutos e dê uma olhadinha se precisa colocar mais um pouquinho de água). Ao final deve haver um pouquinho de líquido no fundo da assadeira, para servir sobre a carne, como molho. Corte a carne, regue-a com o molho e salpique sobre ela as folhas de hortelã restantes, cortadas bem fininhas.

Ficou muito saboroso!! Como acompanhamento servi cuscuz marroquino cítrico, coberto com amêndoas laminadas (receita AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...