Bolo de Chocolate!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012




Não perco um episódio do programa Cozinha Prática da Rita Lobo no GNT. E no último ela fez um lindo bolo de chocolate. Tinha todos os ingredientes em casa, inclusive um creme de leite fresco aberto precisando ser aproveitado (pois tinha usado a metade no molho de mostarda para a bisteca suína) e não tive dúvida: às 9 da noite de quinta, quando o programa acabou, corri pra cozinha e fiz o bolo na hora! Não sei se dormiria bem se não comece uma fatia antes de deitar...hahaha Contei lá no facebook e teve mais gente que também iria fazer o bolo na hora, como a Bel Izabel Souza (e aí, ficou bom ??)!

Adorei! Muito fofo e do jeito que gosto: não muito doce! Se você gosta de tudo mais docinho aconselho a usar chocolate ao leite na cobertura.

Mas tenho que confessar uma coisa: como já estava tarde e eu bem cansada, não me animei a peneirar todos os ingredientes (o que é ótimo, pois deixa a massa mais aerada, fofa) e a bater em etapas... Coloquei tudo junto na batedeira e mandei ver! E ficou ótimo! Na cozinha tem um pouco disso: às vezes faço tudo com calma e capricho pra ver se uma receita que já gosto fica ainda e melhor e justamente nesse dia ela desanda... E tem dia que estou cansada ou com muita pressa e faço tudo de um jeito mais "prático", correndo o risco de dar errado e fica tudo ótimo, como aconteceu com esse bolo!...rs C'est la vie!



Como fazer o bolo de chocolate:
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha, e polvilhe a forma toda. Desta maneira, o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha. Reserve. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira. Na batedeira, ou numa tigela, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Caso prefira fazer à mão, use um batedor de arame.


Se estiver usando a batedeira, abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a forma e, com o auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.


Como fazer a calda de ganache:
Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria. Numa tábua, pique fino o chocolate, transfira para uma tigela de vidro ou de inox, e coloque sobre uma panela com água fervente. Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento. Se quiser servir como mousse rápida de chocolate, basta deixar na geladeira!

2 comentários:

  1. Oi Lu, Tudo bem? Fiz essa receita e é ótima mesmo. Mas minha cobertura ficou meio líquida. Não ficou com um consistência legal. Aliás, sempre que uso creme de leite fresco, acho que fica mais líquido do que o desejado. Vc imagina o que pode ter acontecido de errado? Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel!!! Bem, a minha cobertura também não ficou com a consistência que eu queria não... mas no meu caso eu sei o porquê. É que não esperei o bolo esfriar o suficiente. Tente resfriar bem a ganache, colocando na geladeira por um tempinho e deixe o bolo esfriar bem, pois se não, ao passar a cobertura nele, ela vai ficar mais líquida. De qualquer forma a cobertura que sobrou deixei num potinho e servi em cima dos pedaços cortados! Bom demais também! beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...