Morangos Flambados + Sorvete de Canela

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Essa foi a sobremesa do jantar que mostrei ontem. Tinha mostrado os ingredientes no facebook no dia que fiz.

Provei essa mistura no Dalva e Dito, restaurante do chef Alex Atala, e adorado. Depois, no livro Panelinha da Rita Lobo, vi a receita de morangos flambados, só que acompanhado de sorvete de creme com um toque de pimenta.

Como eu não tinha sorvete de canela, peguei a ideia da Rita, de  misturar sorvete de creme e pimenta, e misturei sorvete de baunilha e canela. Ficou muito bom! Usei o sorvete de baunilha da haagen-dazs e misturei cerca de 1/2 colher de chá de canela para cada bola de sorvete. Deixei amolecer um pouquinho, misturei bem o sorvete com a canela, misturando delicadamente, e voltei com o sorvete para o congelador até a hora de servir. 

Sobremesa bem prática e rápida e super saborosa! Aproveite a temporada de morangos! Veja a receita do livro Panelinha (com pequenas adaptações):

Morangos Flambados com Cachaça
(2 porções)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de morangos
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de cachaça (ou vodca)
2-3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo
1. Lave e seque os morangos e retire os cabinhos. Corte os morangos maiores ao meio, para que todos fiquem do mesmo tamanho.
2. Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Quando começar a espumar, junte o açúcar e mexa por 1 minuto.
3. Acrescente os morangos, misture bem e regue com a cachaça. Agora chegou a hora de flambar: cuidado para não se queimar! Afaste um pouco a frigideira do fogo, pegue um pouco da cachaça com uma colher de sopa e passe pela chama. Volte a colher já em chamas, para a panela, e coloque novamente a panela no fogo. Deixe flambar até que as chamas se apaguem.
4. Divida os morangos e a calda entre 2 tigelas fundas. Coloque 1 bola de sorvete em cada uma e sirva imediatamente.


2 comentários:

  1. Minha nossa senhora, estou com água na boca, já salvei a receita ahha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... Vanessa, vejo a foto e tenho vontade de fazer de novo! E farei, pois ficou muito bom e é muito rápido! Só agora vi que nem limpei a borda do prato...rs E na verdade deveria ter colocado numa taça (por causa da calda)... Mas foi o possível pra um dia depois do trabalho...rs E foi ótimo! Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...