Bolo de laranja

segunda-feira, 27 de agosto de 2012



Outro bolo pra levar de lanche para o trabalho (lanche pra quase a semana toda!). Lembra que falei que estou fazendo um bolo toda semana (quando mostrei o bolo de bana com castanha do Pará)? 

Este também é do Panelinha e é o bolo de laranja mais saboroso que já provei! Ele não usa só o suco da laranja, mas sim a laranja inteira (até com a casca se você preferir)!

No site do Panelinha há ainda a receita de uma calda. Não fiz porque queria um bolo mais saudável e menos calórico. Mas vale tentar para um lanche especial. Adaptei também usando um pouco de farinha de trigo integral e o açúcar demerara, mais nutritivo. Aprovadíssimo! E ficou lindo, né!? As folhinhas de hortelã são só pra decorar mesmo.

A receita:


Ingredientes
2 laranjas
1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei 1 de farinha de trigo integral)
2 xícaras (chá) de açúcar (usei o demerara)
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média-baixa). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Com uma faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor azedinho-doce, descasque as duas - eu descasquei as 2). A outra, lave bem, corte e descarte as pontas. Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios.
3. No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.
4. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea.
5. Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desenforme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...