Hamburger + Galete de Batata + Molho de Mostarda

terça-feira, 24 de julho de 2012


Outra receita do Cozinha Prática que amei! E é ótimo poder ver o video com a Rita Lobo ensinando tudo. Fiquei muito impressionada com esse hamburger! A gente só coloca sal por fora, na hora de ir pra panela, e ele fica deliciosamente bem temperado! Fora o sabor! Combinação tão boa que fiz por 2 dias seguidos...rs Quanto à carne, usei só fraldinha (no video vocês verão que ela mistura um pouco de fraldinha com um pouco de peito).

Essa receita rende 4 hamburgers e sugiro que seja pra 2 pessoas, pois dá muita vontade de repetir! rs

MAS tenho que contar o lado ruim da história... A cozinha fica toda engordurada... Como já dá pra ver no video, o hamburger faz muita fumaça, e essa fumaça engordura a cozinha... Ainda assim valeu a pena limpar a cozinha depois! Farei outras vezes!

Essas folhinhas em cima do meu hamburger são de tomilho. Usei somente pra decorar, já que todos os meus pratos tem que ter um verdinho pra eu achar que ficaram realmente bonitos!



Para as galetes de batata:
Ingredientes:
3 batatas médias
2 colheres (sopa) de azeite
Sal (a gosto)

Modo de preparo:
Preaqueca o forno em 200ºC (temperatura média-alta). Lave bem, seque e descasque as batatas. Com ajuda de um mandolin (fatiador de legumes), fatie as batatas. Transfira para uma tigela, regue com 1 colher (sopa) de azeite e misture bem. Em duas assadeiras antiaderentes, pincele azeite e monte em forma de caracol  12 galetes com 10 fatias de batata cada. Pincele as galetes com azeite, tempere com sal e leve para assar por 20 minutos. 

Para o hambúrguer de 180g:
Ingredientes:
720g de fraldinha moída com gordura (se preferir, use metade de peito de boi moído. Cerca de 20% do volume total é a melhor proporção de gordura para carne de hambúrguer. Uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado)
2 colheres (sopa) água
2 colheres (sopa) azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne – quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.

Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.). Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total.

Montagem do prato:
Em cada prato, empilhe 3 galetes de batata. Coloque o hambúrguer por cima e deixe a carne descansar enquanto você prepara o molho. Depois de alguns minutos, a carne fica ainda mais saborosa por os líquidos internos se acomodam.

Para o molho de mostarda de Dijon:
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de creme de leite (dê preferência ao fresco) 

Modo de preparo:
Na frigideira do hambúrguer, reduza o fogo, coloque a água e tampe. Depois de 30 segundos, abra e misture bem com uma colher de pau, para extrair todo o sabor da carne que ficou grudado no fundo. Junte a mostarda e mexa bem. Por último, junte o creme de leite e misture bem, de preferência com um batedor de arame, até engrossar. Regue sobre o hambúrguer e sirva imediatamente.

Um comentário:

  1. Oiê!!!
    Realmente o programa "Cozinha Prática" é muitio bom, adoroooo as dicas da Rita Lobo.
    Como foi de viagem?!!! Quero saber tudoooo...rs!!!!
    Super bjoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...