Risoto de Presunto Serrano, Aspargos e Brie

terça-feira, 19 de junho de 2012


E o menu do Jantar, Preto, Branco e Prata foi: polenta com molho cremoso de cogumelos (entrada) e o risoto de presunto serrano, aspargos e brie, da foto.


Risoto de Presunto Serrano, Aspargos e Brie
(para 4 pessoas)

1 cebola pequena em cubinhos
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (bem cheinhas)
1 maço de aspargos frescos (picados)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
100g de presunto serrano (ou parma)
1,5 litro de caldo de legumes (uso sempre essa marca aqui)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara de queijo brie picado em cubinhos (de 100 a 150 g)
Sal e pimenta do reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 200º C. Coloque o presunto cru em uma assadeira, sobre uma folha de papel manteiga e leve ao fono por aproximadamente 5 minutos ou até que ele esteja bem crocante. Reserve (separe uns pedaços maiores para decorar ao final e outros quebre em pedaços menores).
Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola. Deixe refogando por uns 3 minutos. Coloque o arroz e refogue-o rapidamente (menos de 2 minutos). Jogue o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes ao risoto aos poucos, mexendo sempre. Repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos, sempre em fogo alto. Acrescente os aspargos.
Verifique o ponto e o tempero: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar "al dente", ou seja, um pouco durinhos. Se o arroz ainda estiver duro, junte um pouco mais de caldo (ou água se o caldo tiver acabado) e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente (o risoto seca muito rápido, então deixe ele mais molhado, pois até servir estará no ponto). Misture bem e desligue o fogo. Acrescente então o brie e o presunto. Misture delicadamente. Sirva a seguir (imediatamente!).



E de sobremesa foi o bom e conhecido petit gateau de doce de leite, no caso, dulce de leche, trazido da última viagem a Argentina.


Obs.: acho que exagerei um pouquinho no presunto e então ficou um pouco forte... mesmo parecendo pouco 100g de presunto, lembre-se de que ele tem um sabor muito marcante. Não exagere, como eu fiz!rs

2 comentários:

  1. Que luxooO! Deve ter ficado td de bom! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Por favor Lú não some mais vc não sabe a falta de fez, adorei tudo parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...