Peixe + Couscous + Laranja

terça-feira, 26 de junho de 2012


Fiz outra receita do programa Cozinha Prática, do GNT, com a simpática da Rita Lobo (do Panelinha). Já tinha feito o espaguete com brócolis ao forno e adorado.  E gostei muito desse prato também! Mesmo o meu peixe tendo ficado tão branquelo, ficou tudo saboroso, me surpreendendo a salada de laranja com coentro.

O meu único porém nessa receita é que ao fazer couscous marroquino prefiro hidratá-lo com algum caldo (meu preferido é o caldo de legumes) a usar água... Acho que faz muita diferença. Repetirei esse prato, mas da próxima vez usarei caldo de legumes e não água para fazer o couscous (uso esse caldo aqui).

Veja o vídeo com a receita aqui.

Outra receita de couscous já apareceu aqui.

Veja as receitas da Rita Lobo:

Para o papillote:
Ingredientes:
1 posta de salmão de cerca de 200 g (usei filé de tilápia)
¼ de cebola
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (sopa) de azeite 
sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Num prato, coloque uma folha de papel-alumínio de cerca de 50 cm de comprimento (isso ajuda a montar a trouxinha). Pincele o centro com azeite para o peixe não grudar. Na hora de cortar a cebola em quatro, descasque sem cortar a raiz, para evitar que a cebola se desmanche. Transfira a posta para o alumínio e tempere com sal e pimenta-do-reino dos dois lados. Deixe o lado da pele para baixo. Junte a cebola, regue com o azeite e o vinho branco. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada. Isso vai fazer com que os líquidos não vazem. Ela deve ficar altinha para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual. Transfira para uma assadeira e leve ao forno preaquecido para cozinhar por 10 minutos.

Para o cuscuz marroquino:
Ingredientes:
½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 colher (sopa) uva-passa branca (fiz sem uva passa dessa vez)
½ colher (chá) de sal
½ colher (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de água (prefiro usar caldo de legumes)

Modo de preparo:
Numa panelinha, leve um pouco de água ao fogo alto. Numa tigela, coloque o cuscuz marroquino, misture o sal e as passas. Quando a água ferver, meça ½ xícara (chá) e regue sobre o cuscuz. Misture o azeite rapidamente e tampe a tigela com um prato. Depois de 5 minutos, ou o tempo indicado na embalagem, solte o cuscuz com um garfo. Está pronto para servir.


Para a salada de laranja com coentro:
Ingredientes:
1 laranja-baía pequena
5 folhas de coentro

Modo de preparo:
Lave e seque as folhas de coentro e a laranja-baía. Usando uma faca de cozinha bem afiada, apoie a laranja sobre uma tábua e corte uma rodela de cada ponta (uma base e uma tampa). Coloque a fruta em pé, corte a casca e a película branca, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Deite a fruta descascada na palma da mão. Corte um “V” entre as membranas (as linhas brancas) retirando os gomos. Procure cortar o mais rente à membrana possível para não desperdiçar a fruta. Corte todos os gomos da mesma maneira, sobre um prato fundo, assim você ainda pode aproveitar todo o suco que escorrer. Numa tigela, coloque os gomos e esprema o suco do que sobrou da laranja. Regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture as folhas de coentro e sirva a seguir.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...