Conchiglione com Damasco e Gruyère ao Molho de Espinafre

terça-feira, 15 de maio de 2012


Vi essa receita no folheto do Pão de Açúcar há cerca de 2 semanas e tava doida pra provar! Gostei muito do sabor, mas achei a quantidade de recheio indicada muito mixuruca! E olha que coloquei o dobro do damasco, mas não tinha mais gruyère em casa e fiz assim mesmo. Ficou muito e vou repetir! Mas farei "conchinhas" bem cheias de damas e queijo. Pra acompanhar, como gosto bastante de uma carne, medalhões (foram de alcatra dessa vez) com sal e pimenta.

Fiz uma sobremesa bem bonita e fácil, que mostro amanhã.

Vejam a receita:


Conchiglione com Damasco e Gruyère
(serve 4 porções)

Ingredientes:
500g de massa conchiglione seca 
Sal a gosto 
1 colher (sopa) de azeite 
2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado (acho que ficaria bom com umas 4 xícaras)
100g de damasco seco picado (acho que ficaria bom com uns 300g)
200ml de creme de leite 
Pimenta do reino a gosto 
1 maço de espinafre 
½ cebola picada 
Noz moscada a gosto 
2 colher (sopa) manteiga sem sal 
1 taça de vinho branco seco 
1 xícara (chá) de leite 
Parmesão ralado a gosto 

Modo de preparo: 
Ferva 5 litros de água, coloque azeite, sal e o conchiglione, mexendo cuidadosamente nos primeiros segundos. Mantenha o fogo alto do início ao fim do cozimento. Retire a massa quando estiver "al dente", o que normalmente leva de 8 a 11 minutos, e passe por água fria para interromper o cozimento. Reserve.

Misture o queijo gruyère ralado e o damasco seco picado e recheie a massa com a mistura. Refogue a cebola na manteiga, acrescente o espinafre e o vinho branco. Cozinhe por alguns minutos até evaporar o álcool do vinho. Bata no liquidificador, juntamente com o leite, até obter uma mistura lisa e homogênea. Leve novamente ao fogo, acrescente o creme de leite, mexa bem e tempere com sal, pimenta do reino moída e noz moscada ralada na hora. Retire do fogo. 

Em uma travessa, coloque a massa recheada, o molho e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida.

8 comentários:

  1. A foto deixa a gente babando no teclado e eu adorei de verdade esse molho.

    Eli

    ResponderExcluir
  2. Huuuuummm adorooooo, receita mais que anotada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que prato lindo... vou testar a receita em breve fiqueicom agua na boca..kkk
    Adoro seus pratos, suas dicas.. bjim boa semana

    ResponderExcluir
  4. Lu,essa foto encheu os olhos e a boca...rs!!!Aproveito para comentar sobre o seu brunch que estava MARAVILHOSO e super CAPRICHADO...adorei cada detalhe...as louças,a maneira que serviu cada comida...o mousse na xícara ficou muito fofo...resumindo,simplesmente amei!!!O bolo de bem casado é receita sua???Se for não deixe de nos passar...
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Muito obrigada!!
      Não tenho a receita desse bolo. Ele é da Amor aos pedaços que tem em várias cidades do Brasil, inclusive ela é daí de São Paulo (no post tem o link para o site deles)! Só fiz e só tenho a receita do que coloquei no post (seja a receita ou só o link): coulis, bolo de fubá, mousse de chocolate, salada de frutas, sucos e o farfalle.
      beijo!

      Excluir
  5. Que bom que gostaram! Caprichem na quantidade de recheio que vai ficar muito bom!...rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, adoro seu blog! Gostaria de saber como você fez os medalhões. Tenho dúvidas com relação ao corte e o ponto da carne.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kit!
      Muito obrigada!!
      Olha, sempre compro o filé já cortado em medalhões pra facilitar e aí tempero só com sal e pimenta do reino moída na hora. Como gosto dele bem rosado deixo 3 minutos de cada lado numa frigideira só com azeite. Se você gosta mais ao ponto tente 4 minutos de cada lado.
      beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...