Tiramissu de Chocolate

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Tinha um queijo mascarpone na geladeira que tinha que ser usado rápido pra não estragar e um marido pedindo para eu usá-lo numa sobremesa. Resolvi fazer um tiramissu (a sobremesa italiana típica), mas como o marido não gosta de café (também não sou fã da bebida, mas amo o café no tiramissu tradicional!) usei chocolate. A receita é da Stefânia, do lindo Com uma pitada de açúcar.

Tiramissu
Ingredientes
 
6 ovos, gemas e claras separadas
1 xícara de açucar
400g de queijo mascarpone (Na falta, use cream cheese)
300ml de creme de leite fresco (Na falta, use 1 lata de creme de leite SEM soro)
1 1/2 xícara de café bem forte (sem açúcar) - usei leite com chocolate em pó
3 colheres (sopa) de rum (tradicionalmente se usa o marsala ou amaretto)
2 pacotes de biscoito tipo champagne
Raspas de chocolate meio-amargo a gosto
3 colheres (sopa) de cacau em pó para polvilhar
 
Modo de preparo
 
1. Prepare o café e deixe esfriar. Misture o café com o licor de sua preferência (no meu caso foi rum) e reserve. Em uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar (1/2 xícara) até obter um creme claro e fofo, adicione aos poucos o marcarpone e bata bem. Ainda na batedeira, adicione o creme de leite até misturar bem. Reserve. Bata as claras em neve com o restante do açúcar (1/2 xícara) até obter picos brilhantes e firmes, incorpore delicadamente ao creme mascarpone.
 
2. Montagem. Molhe os biscoitos apenas de um lado por aproximadamente 3 segundo na mistura de café (no meu caso no chocolate) e rum e disponha uma camada em um refratário. Salpique raspas de chocolate meio-amargo a gosto. Aplique uma camada o creme mascarpone e repita a operação até chegar ao topo do refratário (fiz 2 camadas apenas). Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Retire da geladeira e polvilhe o Tiramissu com cacau em pó antes de servir. Sirva gelado.

P.S.: Coloquei um pedaço do tiramissu no prato com um garfo de sobremesa ao lado e polvilhei o cacau em pó por cima de tudo. Retirei o garfinho com cuidado e ficou esse formato  no prato!

2 comentários:

  1. EU amo o tradicional e faço sempre - agora esse de chocolate ainda não fiz mas vou fazer em breve pois me encantei com o seu.

    Eli

    ResponderExcluir
  2. OI Lu!
    Tudo bem?

    Esse tiramissú é ótimo, né? É uma das minhas sobremesas favoritas!

    Fiquei muito feliz que você tenha feito e aprovado a receita, viu? Agora o que está me deixando mais encantada é como você é caprichosa com tudo! Da arrumação da mesa até o prato, tudo muito bem feito!

    Ah, você mora na Asa Norte?

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...