segunda-feira, 12 de março de 2012
Fiz esse bolinho para o café da manhã de ontem. Como estou com estoque de fubá de canjica (falei sobre ele quando dei a receita da broa de fubá de canjica) foi ele o sabor escolhido para o bolo. Mas dá pra fazer com o fubá comum! A receita que peguei foi de bolo de fubá comum mesmo.
Já tinha selecionado umas cinco receitas. Mas como só fiz o bolo no sábado à noite, cansada, me decidi pela mais prática, que é essa aqui do Panelaterapia! É só colocar tudo no liquidificador, bater e por pra assar! Mas fiz na minha batedeira, pois ela já fica à mão na minha cozinha e acho mais fácil lavar a tigela dela e o batedor (que é só um) que lavar o liquidificador (não gosto nem um pouco de lavar liquidificador...rs).
Ficou bem bom! Não fica seco e é bem fofo!
A receita:
3 ovos
2 xícaras de fubá (usei fubá de canjica)
1 xícara de farinha de trigo
2/3 de xícara de óleo (usei de girassol)
2 xícaras de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento em pó, e bata bem. Acrescente então 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata mais um pouquinho só para misturar.
Coloque em forma untada com óleo (ou manteiga) e enfarinhada e leve ao forno até a superfície dourar. Como cada forno é de um jeito, espere dourar e faça o teste do palito pra ver se o bolo já está bom (enfie um palito no bolo e se ele sair limpo o bolo está pronto!). No meu forno entre 180º e 200º demorou cerca de 45 min. assando.
P.S.: Essa forma é linda, né!? Ganhei de presente dos meus queridos amigos Fernanda e Marcelo, de BH.
P.S. 2: E tem mais presente! Esse lindo jogo americano o Tio Rômulo (irmão da minha sogra) e família trouxeram de presente de Fortaleza!
Ô povo carinhoso, né! Obrigada!!
Oh, segui sua receita e acrescentei queijo ralado e coco ficou mara!!! Vlw.
ResponderExcluir