Quibe de Abóbora + Kafta

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Semana passada recebi a Revista Mais do Pão de Açúcar. Gostei especialmente de uma reportagem sobre o café da manhã nas diversas regiões do Brasil (uns comem pão na chapa, outros tapiocas, outros batata-doce). Além disse separei 4 receitas pra fazer. E a primeira foi a de quibe de abóbora! Achei muito interessante! E não me decepcionei. Adorei o resultado! Pra acompanhar fiz kafta e preparei uma coalhada seca para comer com o quibe.

A receita da kafta foi a do programa Estrelas (veja o vídeo aqui e a receita aqui).

Kafta
  • 1/2 (meio) kg de pá bem moída (usei alcatra moída)
  • 1 1/2 (uma e meia) colher de chá de sal
  • 1 molho de salsa e cebolinha picados
  • 1 molho de hortelã picado
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 3 colheres de sopa de farinha de rosca
  • 1 regada de azeite
  • 1 colher de café de pimenta síria
  • 2 colheres de sopa de trigo para quibe
  • palitos de churrasco para montar

Em uma vasilha de vidro grande coloque a pá. Em seguida adicione o ovo, molho inglês, sal, pimenta síria, o hortelã, a salsa e cebolinha. Depois misture tudo com as mãos mesmo, como se estivesse preparando um quibe. Adicione a farinha de rosca e o trigo e mexa mais um pouco até misturar bem. Regue um pouco com azeite e misture novamente.
Pegue um bolinho de carne na mão e enrole como se fosse fazer um bolinha. Prenda no espeto e depois, em cima de uma tábua de madeira, vá dando formato com as mãos, até o bolinho ficar no comprimento do palito, não precisa ficar certinho.
Coloque então as Kaftas na chapa quente, jogue um pouco de azeite por cima e deixe até dourar todos os lados. (usei o grill george foreman, mas se não tiver nenhum faça na panela mesmo!)


Quibe de Abóbora

Faça uma infusão com 1l de água e 3 saquinhos de chá de hortelã (usei 3 raminhos de folhas de hortelã). Coloque 200g de trigo para quibe no chá e deixe hidratar por no mínimo 30 minutos. Cozinhe 500g de abóbora no vapor, até ficar macia.

Aperte o trigo com as mãos para tirar o excesso de chá (usei um pano de prato limpo e apertei o trigo dentro dele para tirar bem o chá). Em uma tigela, esmague a abóbora (amassei bem com o garfo), junte o trigo, sal, azeite e pimenta-do-reino. Coloque em uma forma quadrada untada e cubra de avelãs (não tinha em casa e não coloquei).

Leve ao forno preaquecido no médio e asse por cerca de 30 minutos, ou até dourar levemente. Sirva com coalhada seca a gosto, temperada com azeite e flor de sal (ou sal comum), e hortelã (troquei por pimenta calabresa seca).

4 comentários:

  1. Ei Lu! Esse post foi muito árabe! Adorei a ideia e a seleção dos pratos. Quem sabe você não se arrisca com um tabule? Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Que bom que gostou! Uma das coisas que mais curti na cozinha em 2011 (tá no post de retrospectiva 2011) foi ter redescoberto a culinária "dessas bandas"!...rs Tabule eu não sou tão fã... Mas qualquer hora sai. Mas veja a salada de lentilha, a mjadra, o cordeiro... E se tiver mais ideias sobre o assunto me mande! Beijão!

      Excluir
  2. Ficou tão bonito - eu já fiz quibe de abóbora mas foi outra receita. Ja anotei sua receita e esta na lista de receitas a fazer. :)

    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha nem ouvido falar em quibe de abóbora! Depois que fizer esta receita você me conta a que mais gostou! beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...