Cupcakes para namorados!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


O detalhe da forminha invertida

Colocando nutella

Quando retirei do forno


Em vários países se comemora hoje o dia dos namorados - Valentine's Day! E nessa data sempre aparecem coisas lindas nos sites gringos. Aproveitei então a inspiração para dar um ar romântico aos meus bolinhos! Como ando namorando a França, foi esse o tema! Usei as forminhas estampadas com a Torre Eiffel que comprei na Sur la Table, na viagem a NY. Para decorar palitos e colocar nos cupcakes imprimi desenhos da Torre, escrevi L'amour e desenhei um coração. Uh la la!...rs

Mas voltando aos bolinhos posso dizer que ficaram deliciosos!! Estão no topo da minha lista junto com o Bolo de Iogurte e Canela e o Muffin de Banana + Chocolate.

Olhei várias receitas e fiz essa adaptada do Figos e Funghis, que já era uma adaptação do Quitandoca....rs Aproveitei do Simplesmente Delícia (veja aqui) a ideia de recheá-los com nutella. Rendeu 12 cupcakes e mais uma forma de bolo inglês.




Cupcakes de Cenoura com recheio de Nutella e cobertura de Chocolate


Ingredientes:
2 cenouras grandes (usei já descascadas e picadas em rodelas)
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (usei 1/2 xícara de açúcar baunilhado e 1 1/2 do comum)
4 ovos inteiros
3/4 xícara de chá de óleo (usei de canola)
1 colher de sopa de fermento em pó
nutella para rechear (1 copinho é mais que suficiente)

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o açúcar e o óleo até formar uma massa lisa e homogênea. Passe a mistura para uma tigela e manualmente misture a farinha de trigo e o fermento até que estejam totalmente integrados à massa. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno por 40 minutos, ou até que passe no teste do palito.
Se for fazer os cupcakes: Com uma colher, encha as formas de papel pela metade, de massa. Usando uma colher de chá, ponha um pouco de Nutella no meio da massa. E agora com um palito, mexa um pouco o Nutella em movimentos circulares para ele se mesclar a massa. Cubra com mais um pouco de massa (a forminha tem que estar cheia até ¾).  Leve ao forno por 3o minutos aproximadamente (comece a checar aos 2o minutos). O bolinho tem que estar levemente dourado. Deixe esfriar um pouco e quando conseguir manusear as formas de metal, retire os bolinhos para eles acabarem de esfriar.

Cobertura: Fiz um ganache de chocolate derretendo 100g de chocolate meio amargo e misturando meia caixinha de creme de leite (para ele ficar bem consistente e não escorrer).

P.S.: se não tiver assadeira ou forminhas de metal para cupcakes/muffins vale até mesmo usar duas formas de papel para dar firmeza e colocá-las sobre uma assadeira comum. Já fiz assim e deu certo. O único porém é que eles podem ficar um pouco tortinhos.

Happy Valentine's day!

2 comentários:

  1. Amo seu blog, sou completamente apaixonada por cozinha, e do jeito que vc realiza as receitas, elas parecem cada vez mais apetitosas! rsrs

    Me tire uma duvida, essa quantidade da pra fazer 12 cupcakes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol! Volte sempre! Rendeu 12 cupcakes + uma forma de bolo inglês. Se for fazer só cupackes creio que deve render uns 20. Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...