Linguine ao Pesto + Linguiça ao Alecrim

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Há tempos tínhamos comprado pinolis para fazer o nosso próprio molho pesto (já usei algumas vezes este aqui comprado pronto). E finalmente ele saiu! Queríamos um almocinho rápido, num domingo preguiçoso, e pensamos em uma massa e na na linguiça que trouxemos de BH (mas ela foi feita no interior de Minas e nos foi dada de presente) junto com o frango caipira.

A linguiça ficou especial com a ideia do meu marido: acrescentar alecrim! Aquecemos uma panela alta (pra tentar espirrar o mínimo de gordura no meu fogão) , colocamos óleo (uso o de canola) suficiente para untar o fundo da panela, colocamos a linguiça, jogamos uns 2 galhos de alecrim e tampamos. Daí uns 4-5 minutos abri a tampa (e saiu aquele cheiro bom de alecrim), virei a linguiça, deixei por mais uns 4-5 minutos (até ela ficar bem dourada) e pronto! 

O molho foi assim:

Molho Pesto de Manjericão
(molho suficiente para 500g de massa)

1 xícara (chá) de folhas de manjericão
2 dentes de alho espremidos
1/2 xícara de azeite extravirgem
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (compro o pedaço e ralo em casa)
1/3 xícara de pinolis
sal a gosto (não coloquei sal porque o parmesão já é salgado)

Coloque todos os ingredientes no processador (ou liquidificador) e bata bem até virar um creme.

Prepare a massa:
A massa cozinhei em muita água com sal no tempo indicado na embalagem (na verdade deixo 1 ou 2 minutos a mais do que o indicado, o super "al dente" dos italianos). Antes de escorrer a massa reserve 1 xícara da água de cozimento.
Na própria panela, ou em uma travessa para levar à mesa, misture o molho e acrescente a água reservada do cozimento (usei só 3/4 de xícara). Misture e sirva!


P.S.: Pinolis, como definido na Wikipedia, são pinhões europeus. Ingrediente do típico molho pesto genovês.

4 comentários:

  1. Hum...que delicia Lú,deu água na boca só de olhar essa foto.Eu que amo massa fiquei com muita vontade de provar esse pesto caseiro.Onde encontro pinolis,em supermercado mesmo???
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!! Bem, aqui em Brasília não acho em supermercado não... Só em "empórios gourmet" (como o La Palma). Pra quem é de BH, já comprei no Verdemar. Aí em SP certamente você deve encontrar na Casa Santa Luzia e no Empório Santa Maria. Talvez no Mercado...
      Beijão!

      Excluir
    2. Lu, qual a finalidade de reservar a xícara de agua? É p/ a massa ficar mais molhadinha? Bjo

      Excluir
    3. Oi, Marcella!! Isso mesmo! Pra não ficar ressecada. Depois de ver tanto Jamie Oliver e testar (e ver que é melhor!), obedeço e faço isso pra qualquer molho que eu estiver usando.
      Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...