Curso álbum da Lu: Menu

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Antepasto de Abobrinha




E aqui com o Crocante de Prama por cima




Risoto Milanês + Filet ao Shimeji

Spumone di Cioccolatto al Rosmarino

E foi esse o menu da aulinha que fiz aqui em casa (tanto para a primeira quanto para a segunda turma).

O prato principal: o filet é receita do Figos e Funghis (mas usei um único cogumelo, o shimeji) e o risoto milanês já apareceu aqui no blog.

Mas vamos à receita da entrada (álbum da Lu) e da sobremesa (Revista Casa e Comida com uma pequena adaptação):



Abobrinha Gratinada com Crocante de Parma

Ingredientes:
2 abobrinhas médias
Sal (de preferência Flor de Sal)
Azeite
Temperos (lemon pepper, salsinha desidratada, tomilho seco)
Queijo parmesão ralado
3 fatias de presunto de parma

Modo de Preparo:
Faça primeiramente o crocante de Parma: aqueça o forno em temperatura alta. Forre uma assadeira com papel alumínio e asse por 10-15 minutos, até ver que o presunto ficou ressecado. Retire do forno, seque com papel toalha e quebre o presunto esfarelando-o em pequenos pedaços.
Após lavar e tirar as extremidades das abobrinhas as fatie no ralador, fazendo rodelas finas (mas não muito fininhas). Pegue uma assadeira (ou várias pequenas assadeiras) e unte com um fio de azeite. Faça camadas começando com abobrinha, depois espalhe um pouquinho de sal por cima delas, um pouquinho de lemon pepper e erva(s) seca(s) de sua preferência (coloquei tomilho e salsinha). Jogue um fio de azeite e comece uma nova camada. Termine com um fio de azeite e queijo parmesão ralado. Coloque pra gratinar por cerca de 15 minutos em forno pré-aquecido. Se o forno tiver dourador use-o. O meu não tem e uso o maçarico pra dar mais uma corzinha (mas fica muito bom mesmo sem dourador ou maçarico!). Coloque um pouquinho do crocante de Parma por cima e sirva sozinho ou acompanhado por pão/torradas e azeite.




Spumone di Cioccolatto al Rosmarino

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo
5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem + 50 ml para misturar a 2 galhos de alecrim
3 ovos, com as claras e as gemas separadas
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
100 ml de creme de leite fresco
alecrim para decorar

Modo de preparo:
1. Um dia antes de preparar a sobremesa (se não for possível espere ao menos 2 horas), em um recipiente que possa ser fechado coloque os 50 ml de azeite e 2 galhos de alecrim. Tampe e reserve.
2. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (coloque por 1 minuto, retire e mexa, repita a operação, caso não tenha derretido completamente repita pela 3ª vez).
3. Deixe esfriar um pouco e despeje as 3 colheres de azeite de oliva em fio, misturando até que ele esteja todo incorporado ao chocolate.
4. Bata as gemas com o açúcar em uma batedeira até aumentar bastante o volume.
5. Incorpore o chocolate aos poucos.
6. Bata as claras em neve bem firme e misture-as delicadamente ao chocolate com gemas.
7. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly e incorpore à mistura.
8. Para a montagem encha a metade de uma taça de sobremesa, coloque um pouco do azeite com alecrim, encha a taça, coloque mais um pouquinho do azeite com alecrim, decore com um ramo de alecrim e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

6 comentários:

  1. Lu, estava tudo DELICIOSO!!!!! Adorei o curso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lu,que máximo!!!Vc sabia que eu sou super sua fã,né???Adorei o cardápio...queria tanto aprender tb!!!Fiquei morrendo de inveja...rs...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lu, onde compro o lemon pepper aqui em bsb? Bjs! Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi! Compro no La Palma (413 Sul ou 405 Norte). beijo!

      Excluir
  4. Oi, Lu!! Fui parar no la palma mesmo da asa norte e encontrei "pimenta e limão", ainda fiquei na dúvida, mas a japonesinha lá confirmou que era a mesma coisa de "lemon pepper".. rs... Vou testar hoje à noite a sua abobrinha gratinada com esse temperinho, depois eu volto para contar se deu certo... Beijos! Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, creio que é a mesma coisa sim! Quando comprei pela primeira vez lá nem sabia o que era...rs Eles que me apresentaram...rs Então acho pode confiar! Depois conte mesmo como ficou! beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...