Camarão: como preparar

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Louro, cravo, alho e o camarão

Coloque os temperos numa gaze e faça uma trouxinha

Coloque a trouxinha de temperos em água fervente

Jogue os camarões aos poucos na água e retire rapidamente

Camarões escaldados, prontos pra qualquer receita!

Cada vez que iria usar camarões nas minhas receitas eu os preparava de um jeito diferente (tentando achar um jeito melhor). Até que eu fiz o Bobó de Camarão com Mandioquinha e Alho Poró, receita do Rainhas do Lar e descobri essa forma de escaldar os camarões que achei perfeita! E agora faço assim com todo camarão que aparece lá em casa, para só depois seguir a receita.

Camarão é fácil de preparar, só precisando de 2 cuidados em especial: escaldá-los em água fervente, retirando da água bem rapidinho e salgá-los só na panela. Se ele passar do tempo nessa água fervente ou se você jogar sal neles antes da hora eles ficarão borrachudos! (Mas eu já comi muito camarão borrachudo achando bom, até acertar o ponto!...rs)

Vamos lá: encha uma panela de água ( no mínimo uns 2 litros) e leve ao fogo. Pegue de 3-5 dentes de alho (com a casca e tudo, dê só uma amassadinha neles), 3-5 folhas de louro e uns 5 cravos. Coloque todos esses temperos numa gaze e dê um nó, fazendo uma trouxinha (isso é para evitar que o tempero saia toda vez que você retirar alguns camarões). Jogue a trouxinha de temperos na panela com água e deixe ferver por uns 5 minutos. Deixe o fogo alto para a água se manter quente e não cozinhar o camarão. Coloque os camarões de pouco em pouco na água e os retire com uma escumadeira assim que ele ficar rosado/esbranquiçado (assim que ele deixar de ficar "transparente"). É só pra dar um "susto" nele.

Pronto! Agora é só refogá-los no alho e óleo, colocá-los num molho branco e comer com arroz, com massa, fazer o Bobó etc. etc.

Ah, e fiquem tranquilos! Mesmo se não gostar de cravo e de louro (desse não sou muito fã), teste esse preparo, pois não fica com gosto de nenhum desses temperos e fica muito bom!

Bom carnaval pra todos! No meu vou descansar bastante! E na quinta que vem tem post novo.

Até!

P.S.1: Esse foi mais um post indicado pela minha amiga Fernanda (que sugeriu o dos Caldos e das Ervas Aromáticas)!
P.S.2: As 2 primeiras fotos são minhas e as 3 últimas foram tiradas pelo marido que parecia um papparazzi na cozinha! rs

9 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I:)Lu! Agora vai ficar bem mais fácil de fazer e de lembrar como se faz! Esse carnaval vai ter Risoto Cítrico de Camarão e Mascarpone!!!! Oba!!!Rsrsr. Beijos e obrigada, viu? Saudades de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, Fê!? Teve até passo-a-passo com fotos! Que bom que gostou. Vai arrasar no risoto!! Beijos e bom carnaval para o quarteto aí!

      Excluir
  2. Lu, me diga uma coisa, com camarões congelados dá certo também? Vejo que os seus são frescos. Os meus sempre ficam borrachudos e acho que o motivo é estarem congelados. Aqui onde moro, não se acha camarões frescos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, dá certo sim!! Nem sempre acho fresco e já fiz assim com camarão congelado várias vezes. Uma das coisas que deixa o camarão borrachudo é temperá-lo com antecedência... Tente assim e depois me conte! beijo!

      Excluir
    2. Valeu, Lu, vou tentar! Amo camarão, mas acabo desistindo das receitas, pq nao rola uma decepção na textura... Vou acertar dessa vez! Beijo.

      Excluir
  3. Parabéns pela dica, fiz hoje e ficou muito bom!! Abs, Renato.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    No caso do sal,qual seria a maneira correta de temperar se for usar apenas o camarao com ausencia de molho e tal.Tempera a agua q vai ser usada para dar o susto nos camaroes com o sal ja ou deve ser feito de outra forma para nao ficarem borrachudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Como eu disse, você deve salgar o camarão só quando já estiver fazendo a sua receita, na panela, não durante este preparo inicial. Prepare como indicado e depois refogue-os com um pouquinho de azeite e então tempere ( com sal e alho, ervas, etc.)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...