quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Como disse no post anterior, este foi o prato principal do meu almoço baiano. Foi assim:
Para 6 pessoas:
- 1 kg de camarão médio limpo, se for com cabeça e casca calcule mais (faz uma diferença no sabor quando tem a casca e cabeça, mas não animei a comprar inteiro)
- 1 kg de mandioquinha
- 3 folhas de louro
- 5 dentes de alho
- 5 cravos
- 2 talos de alho poró cortados em rodelinhas (a parte branca, mas coloco um pouquinho da verdinha também...rs)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 tomates pelados espatifados (não 2 latas, 2 tomates, que dá menos de meia lata, só pra dar uma corzinha)
- 2 garrafinhas de leite de coco (usei light)
- cheiro verde a gosto (usei só salsa picadinha, cerca de 1 xícara)
- sal
Coloque cerca de 2 litros d'água numa panela e acrescente o louro, os dentes de alho (com casca e tudo, mas levemente amassados) e os cravos. Deixe ferver e então escalde os camarões nela (jogue na panela e retire com uma escumadeira assim que ele ficar esbranquiçado/rosado). Reserve o camarão. Nesta mesma água aromatizada, depois de usada para os camarões, cozinhe a mandioquinha (já coloco descascada) até que fique mole. Bata no liquidificador a mandioquinha e o leite de coco. Acrescente um pouco da água do cozimento, caso esteja difícil bater no liquidificador (usei cerca de 1 xícara). Reserve este purê. Aqueça uma panela, acrescente o azeite e refogue nele o alho poró em rodelas por cerca de 2 minutos. Acrescente o camarão e coloque sal (creio que coloquei 1 colher de sopa, mas colqoue aos poucos e vá provando). Coloque então o purê de mandioquinha com leite de coco. Acrescente o tomate pelado. Misture bem até aquecer. Prove o sal. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Sirva acompanhado de arroz branco!
Amanhã coloco a receita da entrada (casquinha de caranguejo) e da sobremesa (cocada de forno com sorvete de tapioca e coulis de maracujá).
Lu, fico impressionada em como vc está profissional!!!! Aqui em casa, é sempre o meesmo chili con carne, kkkkk. Bjs.
ResponderExcluirLu, qual tipo de mandioquinha que você usou? Você colocou os tomates para bater liquidificador com o leite de coco e a mandioquinha?
ResponderExcluirOi, Lorenna!! Obrigada!! Qualquer dia quero você e sua family provando meu tempero lá em casa!rs Vamos marcar!
ResponderExcluirOi, Juliana! A mandioquinha que eu chamo de mandioquinha e em alguns lugares do Brasil se chama batata baroa e em outras cenoura amarela (assim como mandioca pode ser macaxeira ou aipim, sabe?!). O tomate pelado acrescentei já na panela e dei uma amassada nele com um garfo antes, mantendo uns pedacinhos inteiros (no liquidificador ele viraria um pure por completo).
Beijos!
Menina, que coincidencia, o último prato que citei la no blog leva batata baroa e camarão, haha! Parece ter ficado delicioso.
ResponderExcluirbjo grande
Olá, Luciana...por acaso conheci seu site e me deparei com esta receita, que resolvi fazer no almoço de aniversário do meu marido. Família toda reunida...que medo! Mas deu super certo, mesmo neste calor que fez o bobó não pesou pois é suave, delicado, foi um sucesso! Outro sucesso foi a cocada....parabéns !
ResponderExcluirQue bom, Nubia! Obrigada! bjo
Excluir