Bolo de Milho Verde

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012





Dias atrás ganhei um presente especial do Tio Eliseu (ja falei dele aqui também): umas espigas de milho plantadas e colhidas por ele no quintal de casa! Todas já limpinhas (sem palha e cabelos do milho) e embaladas. Creio que as aproveitei bem! Com algumas fizemos um milho refogadinho no azeite e manteiga e com outras fiz esse bolo de milho verde que ficou boomm! E comemos em casa num lachinho à tarde com um bom suco de maracujá gelado (eu e meu marido praticamente não tomamos café e nesse dia tava muito quente aqui em Brasília pra pensar num chá....). A receita retirei do site da nestlé e adaptei as medidas pra fazer um bolo menor (receita original aqui).


         Ingredientes
  • 2 espigas de milho verde
  • 1/3 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara de leite condensado
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de coco ralado 
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
  • manteiga para untar
  • farinha de trigo para polvilhar


Modo de Preparo

Retire os grãos de milho da espiga, fazendo cortes rente ao sabugo. Bata no liquidificador com 1/3 xícara (chá) de água. Depois passe por uma peneira. Recoloque o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Despeje essa mistura em uma tigela, acrescente a farinha e o coco misture bem. Por último, junte o fermento (eu bati o milho no liquidificador, coei o suco e depois misturei tudo na batedeira mesmo). Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (retangular) e despeje a massa do bolo. Asse em forno médio alto (200 ºC), pré-aquecido, por cerca de 35 minutos ou até que, espetando um palito na massa ele saia limpo. Retire do forno. Quando estiver morno, desenforme (se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro) e sirva a seguir.


Gente, dá um cheirinho bom de milho pela casa quando o bolo assa...hummm Como se diz na minha terra: ô trem bão é coisa boa!!!

3 comentários:

  1. Ai que delícia Lu! Vou fazer aqui em casa. Os meninos amam coisas com milho e nós também! Só que aqui na terrinha vou preferir o bom e velho cafezinho para acompanhar!Rs.

    ResponderExcluir
  2. Fê, você comentando aqui!? Que bom!! Você anda surpreendentemente "conectada"!!rs Depois me conta se fez sucesso. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Lu,amo coisa com milho!!!Pena que o marido não curte muito...acabo abrindo mão dele nas minhas receitas...e por coincidência hj comi uma pamonha maravilhosa que ha muito tempo não comia!!!Tb ganhei de uma amiga que foi para o interior,por incrivél que pareça não é uma tarefa tão simples achar pamonha aqui em sp,principalmente da salgada...
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...